top of page

Japão: sete projetos CCS avançados anunciados essa semana

O Japão é bastante ativo quanto aos esforços para reduções de emissões. De liderar a "Iniciativa de Implementação do Artigo 6" ao desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, com captura de carbono, renováveis ou hidrogénio.


Por isso escolhemos o Japão para concluir esta série de posts sobre Carbon Capture & Storage, a propósito do CCS Tech Summit da próxima semana no Rio de Janeiro, Brasil.

(Japão também será ligação para o post de amanhã!)


Na última terça-feira, 13 de junho, a Japan Organization for Metals and Energy Security selecionou sete projetos CCS avançados para "role model" de negócios, aumento de escala e eficiência.


Segundo o press release, "os sete projetos selecionados visam uma ampla gama de indústrias, como energia elétrica, refinarias de petróleo, aço, química, celulose/papel e cimento, e capturam CO2 emitido de clusters industriais em Hokkaido, Kanto, Chubu, Kinki , regiões de Setouchi e Kyushu, etc., ao mesmo tempo em que visam armazenar aproximadamente 6 a 12 Mtpa de CO2 no total até 2030. Os projetos (cinco dos quais com armazenagem de CO2 no Japão e os dois restantes na Ásia e Oceania) visam garantir capacidade total de aproximadamente 13 Mtpa de CO2. Por meio desses projetos, a JOGMEC buscará atingir aproximadamente 120 a 240 Mtpa de armazenamento de CO2 até 2050 ..."


Para cada projeto são indicadas as empresas envolvidas, fontes de emissão, onde o CO2 será armazenado, qual a capacidade, transporte e resumo. Alguns indicam colaboração futura com CCU e BECCS (vide definições). A cooperação com a Petronas, petrolífera nacional da Malásia, também foi citada.


Clique na imagem abaixo para o press release


Além do CCS, em termos DACCS / DAC e para uma noção do P&D japonês, veja estas postagens de 2022:


Para concluir, uma referência linguistica: em japonês, as formas verbais para presente e futuro são as iguais.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page