top of page

The UAE Consensus. Antes do próximo G7 Summit, atualização do compromisso “de abandonar todos os combustíveis fósseis”.

Terça-feira, 11 de junho de 2024.


Hoje trataremos um pouco mais sobre os combustíveis fósseis, depois do post de ontem sobre o recente relatório da International Energy Agency (IEA), mas também antes do próximo G7 Summit na Itália, entre os dias 13 e 15 de junho.


Segundo o relatório, o investimento global em energia limpa quase duplicará o montante destinado aos combustíveis fósseis em 2024, atingindo US$ 2 trilhões, especialmente nas economias emergentes e em desenvolvimento. Isto também significa que mais de US$ 1 trilhão ainda é canalizado para combustíveis fósseis.


A IEA destaca uma nova e significativa onda de investimentos em gás natural, “com 75% do crescimento vindo dos Estados Unidos e do Catar”. Indica ainda que, em termos de exploração convencional de petróleo e gás, mais de metade dos investimentos ocorreram na América do Norte, Noruega, China e Rússia, enquanto as maiores descobertas foram registadas na Guiana e na Namíbia.


Outro recente relatório intitulado “Big Oil Reality Check”, publicado pela Oil Change International com sede em Washington, DC, avaliou os planos climáticos de 8 das principais empresas globais de petróleo e gás.


De acordo com esta organização de pesquisa e advocacy, “apenas estas 8 empresas devem consumir 30% do orçamento de carbono restante para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C”. Em outras palavras, a meta do Acordo de Paris.


Como estas empresas estão sediadas em países do G7 – Estados Unidos, Reino Unido, França e Itália – mais uma da Noruega, vale uma referência ao iminente G7 Summit mencionado acima. Até agora, o único tema relacionado a petróleo e gás incluído na agenda diz respeito à redução das emissões de metano.


Clique na imagem abaixo para o press release da Oil Change International e seu relatório de 63 páginas, incluindo impressionantes >450 referências finais e com links.


Sobre a IEA, lançará em breve seu July 2024 Oil Market Report. Registre-se aqui se quiser ser informado a respeito.


Importante monitorar o “The UAE Consensus”, os compromissos assumidos na COP28 em Dubai. Dentre elas, triplicar a capacidade de energias renováveis ​​até 2030 e “abandonar todos os combustíveis fósseis”.



Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page