top of page

Hidrogênio natural, extraído como gás natural? Quem quer ser milionário?

Hoje terça-feira, 28 de novembro de 2023.


No passado, em alguns países onde o superficiário também é dono do sub-solo (isso não ocorre nos países que adotam a doutrina do "res nullius", por exemplo) o sonho era achar petróleo no quintal e ficar milionário. Já imaginou? Como aconteceu com vários fazendeiros no Texas, nos Estados Unidos. E junto com o petróleo normalmente há também a produção de gás. E uma infinidade de compostos de carbono.


Na verdade a atual transição energética se resume a 2 ou 3 elementos químicos e suas combinações: Carbono, Hidrogênio e Oxigênio. Aliás esse é um dos motivos para citarmos Lavoisier em em nossa página principal. Trata-se do fundador da química moderna e um dos intelectuais da 1a. Revolução Industrial, aquela da máquina à vapor, início da queima intensiva de carvão.


Então surge a pergunta: existiriam ocorrências naturais de hidrogênio, passíveis de extração de forma semelhante ao gás natural?


A resposta é positiva. Trata-se do chamado hidrogênio branco (lembrando que a turma do hidrogênio adora cores para diferenciar suas formas de obtenção). Pode ser também chamado de hidrogênio ouro, hidrogênio geológico ou simplesmente hidrogênio natural.


Já reportamos sobre isso aqui, lembra-se? Com vários links para matérias interessantes. "Já ouviu sobre o hidrogênio encontrado no subsolo e continuamente produzido na crosta terrestre ?"


Os cientistas não acreditavam na possibilidade de grandes acumulações de hidrogênio no sub-solo. Até que - conta a lenda - em 1987, na aldeia de Bourakébougou no Mali, Africa, "um perfurador ficou com queimaduras depois de um poço de água ter explodido inesperadamente quando ele se debruçou sobre a borda enquanto fumava um cigarro". E não era gás natural, era hidrogênio.


Acredita-se que a produção de hidrogênio natural ocorra através de um conjunto de reações de alta temperatura entre água e minerais ricos em ferro, como a olivina, abundante na Terra. Uma reação comum é sua conversão em outro mineral chamado serpentinita. No processo, o ferro se oxida, capturando átomos de oxigênio das moléculas de água e liberando hidrogênio. Ou seja, mais do que um depósito, parece tratar-se de um ciclo de produção contínua e interna na crosta da Terra, a partir de água infiltrada.


Além disso, muitas vezes esse hidrogênio reage imediatamente com o CO2 da atmosfera, precipitando carbonatos. Um processo natural de captura de carbono.


Fantástica essa "dobradinha ciência - natureza", não?


Pois então, após a descoberta dessa "mina de hidrogênio" no Mali - hoje de propriedade de uma empresa canadense - o interesse cresceu, a prospecção geológica ganhou nova perspectiva, e novos depósitos de hidrogênio natural foram encontrados em outras localidades, como nos Estados Unidos, Rússia, Austrália, Omã, França e Europa Oriental.


Clique na imagem abaixo para um artigo recente da CNN, tratando de uma nova descoberta na França, na bacia do rio Lorraine.


E ai? Algum conhecido seu com uma propriedade com uma formação do tipo "faily tale" (foto Vale do São Francisco, Brasil. Matéria de Isabelle Moretti , M. E. Webber).


Bom verificar, afinal, pode tratar-se de um novo milionário na energia limpa que - como diz o artigo da CNN - encontrou um "climate holy grail".



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page