Do carbono viemos e ao carbono voltaremos.
top of page

Do carbono viemos e ao carbono voltaremos.

Hoje é domingo, 1 de outubro de 2023.


Há algum tempo estamos planejando escrever algo básico sobre o principal tema de nosso blog, o carbono.


Para ser leitura leve, instrutiva, sobre toda versatilidade do carbono, tanto como fonte da vida quanto do carvão e do diamante, dentre outros.


A partir do carbono, com suas quatro ligações químicas - tetravalente, lembra do colegial? - temos a química orgânica dedicada ao estudo dos compostos de carbono. Os elementos associados mais comuns são o oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, enxofre e fósforo. Seja o gás carbônico, o CO2 ou o gás metano, onde o carbono está ligado a quatro átomos de hidrogênio, o CH4. Relembre aqui uma lista enorme dos derivados do petróleo.


Enfim, o que seria de nós - e nossos desafios - sem o carbono?


Eis que no último dia 14 de setembro de 2023, notamos a matéria "Do carbono viemos e em direção ao carbono voltaremos", de Mauricio Norman Saldivar, para a Meteored Argentina. Meteored tem sede na Espanha e atua na vanguarda da meteorologia há mais de 20 anos.


Vejamos algumas partes.


(abre aspas).

Quase 99% do nosso corpo é composto por quatro elementos químicos principais: o oxigênio, com 65%, o carbono ocupa pouco mais de 19%, e o restante hidrogênio e nitrogênio, entre outros. Uma distribuição semelhante pode ser encontrada em quase todos os animais, enquanto no reino vegetal o carbono é o maior elemento com cerca de 50%, seguido pelo oxigênio com 42%, enquanto o restante é composto por hidrogênio, nitrogênio e outros elementos.


E tanto o petróleo ... como o gás, são restos de matéria orgânica reduzida pela decomposição a um estado em que o carbono e o hidrogênio são os elementos principais. É por isso que se diz que, ao queimar combustíveis fósseis (petróleo, gás e carvão), removemos o carbono enterrado na terra e o levamos para a atmosfera.

(fecha aspas).


O autor também fala sobre "Carbono, a base da vida". Não é à toa que as naves espaciais sempre estão atrás de traços de carbono. Aliás, uma lua de Jupiter chamou atenção dos cientistas há poucos dias.


Sobre o ciclo do carbono: "Uma viagem contínua da atmosfera ao solo da Terra e do solo à atmosfera, e este ciclo do carbono manteve-se equilibrado durante longos períodos de tempo no planeta." E lembrando do nosso papel nesse ciclo, bem como de nossos animais de estimação e nossas plantas, conclui : "Ao carbono voltaremos..."


Clique na imagem abaixo para o artigo completo.





 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page