top of page

Veículos elétricos: dirigindo por um bioma desértico na Austrália (você vai se surpreender).

Quinta-feira, 14 de março de 2024.


Ontem bem cedo recebemos de uma foto curiosa um amigo, aparentemente uma estação de carregamento de veículos eléctricos (EV)… alimentada por um gerador diesel. Interessante.


Depois de algumas (óbvias) primeiras reações, deixamos o assunto de lado. Mais tarde, porém, pensamos que talvez fosse assunto para um de nossos posts, estilo jornalismo investigativo.


Foi fácil encontrar matérias e comentários na internet:





Com esta última referência ao Outback - que fica na Austrália - e olhando a imagem mais de perto, de fato pode-se ler “Nullarbor” , além de identificar um carregador Tritium Veefil 50kW DC. Com um gerador logo atrás.



Atualmente, essas distâncias estão além da autonomia segura dos EVs (Nota: será interessante reler este post novamente daqui a alguns anos, quando a autonomia provavelmente aumentará muito).


Além disso, como já informamos, vários países estão indicando os veículos elétricos como solução para o transporte urbano:"short distance commuters" (Japão), "carregamento elétrico .. no máximo a cada 60 km" (União Européia) ou "Light Duty Vehicles" (Estados Unidos).


Voltando ao assunto, tais estações existem, mas não são comuns. E tudo indica relacionar-se à necessidade de um posto de abastecimento no meio do (quase) nada.


Mas gerou tanto debate, que grupos até investigaram, fizeram cálculos e chegaram a conclusões como "É melhor do que colocar diesel num carro, porque a velocidade constante do gerador utiliza o combustível de forma mais eficiente do que o pára-acelera de um carro.  (The Driven, fonte já citada acima).


Confira também este post do Tesla Owners Club Western Australia de janeiro de 2024 "Is it Cheaper to Drive an EV Across the Nullarbor? Yes, but there’s a catch". E desse artigo, uma citação: "Lembre-se que dirigir por Nullarbor é mais uma aventura, do que uma questão de economizar dinheiro".


Por último, clique na imagem abaixo para ver o artigo"World first: BiØfil opens up Nullarbor for EVs with chip oil generator" do website Australian Rural & Regional News. Inclui um belo vídeo de 5 minutos sobre e inovação, com a paisagem australiana de Nullarbor ao fundo. Aliás, no minuto 1 você pode ver a estação de carregamento para carros elétricos que funciona - não com diesel - mas com óleo vegetal de cozinha já usado.


Como o engenheiro aposentado e inventor da BiØfil Jon Edwards comentou: "O óleo usado em fritadeiras vem de sementes como canola e girassol, as plantas absorvem o CO2 e a luz solar para produzir o óleo, que é colocado para uso comercial em fritadeiras a óleo, que então viram resíduos para descarte  – BiØfil extrai a energia do resíduo para carregar EVs usando um gerador, o CO2 produzido é igual ao CO2 absorvido, então o processo é net zero”.


Incrível.


Amanhã postaremos sobre veículos elétricos no inverno.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page