top of page

University of Oxford & Carbon Brief: 10 métodos de captura de carbono comparados

"Dez maneiras de usar CO2 e como elas se comparam". Um ótimo artigo de 2019 de pesquisadores da Universidade de Oxford publicado pela Carbon Brief.


Convencionalmente, a “utilização de CO2” é um processo industrial que produz um produto com valor economico usando CO2 em concentrações acima dos níveis atmosféricos. O CO2 é transformado usando reações químicas em materiais, produtos químicos e combustíveis, ou é usado diretamente em processos como a recuperação avançada de petróleo (enhanced oil recovery, EOR).


O artigo categoriza as 10 maneiras específicas de utilização de CO2 em 3 grupos, considerando a facilidade com que o carbono flui pelas esferas da Terra e onde ele termina:

  • Caminhos de utilização “abertos” que armazenam CO2 em sistemas naturais com vazamento, como florestas, que podem passar de sumidouros a fontes muito rapidamente

  • Caminhos “fechados”, como materiais de construção, oferecem armazenamento quase permanente de CO2

  • Utilização de “ciclos”, como combustíveis à base de CO2, que movimentam o carbono em escalas de tempo curtas


Esta é uma maneira ligeiramente diferente de olhar para a captura de carbono. Lembre-se aqui do artigo de ontem "Soluções de remoção de CO2: na perspectiva do comprador. Pela McKinsey."


E aqui estão as 10 maneiras:

  1. Produtos químicos de CO2: catalisadores e uso de reações químicas para construir produtos, como metanol, ureia (para uso como fertilizante) ou polímeros (para uso como produtos duráveis ​​em edifícios ou carros)

  2. Combustíveis de CO2: combustíveis de hidrocarbonetos, incluindo metanol, synfuels e syngas

  3. Microalgas: processando a biomassa para fazer produtos, como combustíveis e produtos químicos de alto valor

  4. Materiais de construção de concreto: o CO2 pode ser usado para “curar” o cimento ou na fabricação de agregados

  5. CO2-enhanced oil recovery (EOR): Injetar CO2 em poços de petróleo pode aumentar a produção de petróleo ( ver artigo da Petrobrás de alguns dias atrás )

  6. Bioenergia com captura e armazenamento de carbono (BECCS): operadora captura CO2 por meio do cultivo de árvores, produz eletricidade por meio de bioenergia e sequestra as emissões resultantes

  7. Intemperismo acelerado: britar rochas, como o basalto, e espalhá-las sobre a terra pode resultar na formação acelerada de carbonato estável a partir do CO2 atmosférico. Rendimentos maiores em terras agrícolas.

  8. Silvicultura: madeira de florestas novas e existentes, produto para edificações e substituição ao uso de cimento

  9. Sequestro de carbono no solo: técnicas de manejo da terra para o sequestro de carbono no solo podem não apenas armazenar CO2 no solo, mas também aumentar os rendimentos agrícolas

  10. Biochar: biomassa “pirolisada”, material vegetal que foi queimado a altas temperaturas sob baixos níveis de oxigênio. Aplicação a solos agrícolas com potencial para aumentar o rendimento agrícola


Clique abaixo para ler mais no Carbon Brief, incluindo volumes e estimativas de custos.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page