top of page

Tecnologia Blockchain e infraestrutura digital na definição do futuro dos mercados de carbono.

Hoje é domingo, 29 de outubro de 2023.


Há algumas semanas, nos Estados Unidos, o Carbon Opportunities Fund e a Sumitomo Corporation of Americas anunciaram um passo importante para os mercados de carbono, uma das primeiras transações de créditos de carbono tokenizados com a Climate Action Data Trust (CAD Trust).


O Carbon Opportunities Fund é parceiro da International Finance Corporation (IFC), membro do World Bank Group, e focado no setor privado em mercados emergentes, incluindo a América Latina.


O CAD Trust foi lançado em dezembro de 2022 pela International Emissions Trading Association (IETA), pelo World Bank e pelo Governo de Singapura. Também faz parte do esforço do World Bank através do Climate Warehouse para criar uma infraestrutura de mercado de carbono digital de ponta a ponta, aumentando a transparência e a qualidade dos créditos de carbono.


De acordo com o CAD Trust, "a transação de crédito de carbono tokenizado anunciada pelo Carbon Opportunities Fund e pela Sumitomo Corporation of Americas (SCOA), viu a SCOA comprar o primeiro lote de créditos de carbono tokenizados no blockchain Chia, através do CAD Trust. Trabalhando com a EcoRegistry, um registro de carbono que recentemente se conectou ao CAD Trust, o Fundo tokenizou 10.000 toneladas de créditos de carbono no blockchain Chia, cunhados como Chia Asset Tokens. Uma vez cunhados os créditos de carbono, o Fundo é capaz de executar as transações enviando os créditos de carbono tokenizados aos compradores.". Clique aqui para o press release bastante extenso e técnico da CAD Trust.


Para Mark Lyra da SCOA, “A natureza descentralizada da tecnologia blockchain a torna altamente resistente a adulterações ou fraudes. Isto pode proporcionar aos participantes no mercado do carbono uma garantia adicional de que as suas transações são seguras. Além disso, a interoperabilidade é bastante disruptiva e o CAD Trust pode facilitar a integração de diferentes mercados de carbono, facilitando aos participantes a negociação de créditos através de fronteiras e plataformas. Isto pode aumentar a liquidez e o valor global do mercado de carbono, incluindo a criação de novas classes de ativos de carbono.”


Esta transação representa um marco importante para estes mercados e dá destaque a este tipo de infraestrutura.


Clique na imagem abaixo para ler mais sobre o significado desta transação para todos os seus players, incluindo Cultivo e Chia Network.





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page