top of page

Soluções de remoção de CO2: na perspectiva do comprador. Pela McKinsey.

Como parte da equação para lidar com as mudanças climáticas, fica clara a necessidade de aumentar o foco na Remoção de Dióxido de Carbono (Carbon Dioxide Removal, CDR), tirando CO2 da atmosfera por meio de soluções baseadas na natureza e tecnológicas. E armazená-lo em algum lugar ambientalmente seguro, como nas rochas, nos oceanos ou no subsolo (em aquíferos salinos).


Os métodos de CDR incluem soluções climáticas naturais, como reflorestamento e restauração de manguezais e turfeiras; bioenergia com captura e armazenamento de carbono (BECCS); e captura e armazenamento direto de ar (DACS). Em outras palavras, essa remoção pode ser feita quimicamente (por exemplo, usando um sorvente sólido ou líquido) ou biologicamente (por exemplo, por meio de plantas e algas).


Como resultado, mais empresas estão procurando entrar no mercado de CDR como compradoras. Ao fazê-lo, eles enfrentam incertezas potenciais em um mercado muito incipiente, bem como uma oferta cada ainda escassa - o pipeline atual de capacidade de CDR de 155 megatons de CO2 por ano fica 80% aquém do requisito de 500 a 1.200 megatons de CO2 por ano sugerido pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).


De acordo com a McKinsey, "as empresas enfrentam uma variedade de opções em suas reivindicações, incluindo carbon neutral, climate neutral, climate friendly, e net zero, cada uma com diferentes requisitos e graus de rigor. Na ausência de um órgão de governança global, essas reivindicações geralmente são aplicado de forma inconsistente, o que pode levar a uma variação significativa nas ambições de descarbonização climática das empresas, nas emissões consideradas cobertas por uma reivindicação e nas regras sobre compensação de emissões por meio de "offsetting emissions" ou créditos CDR. Essa inconsistência contribui para as preocupações das partes interessadas inclusive sobre o "greenwashing".


E, portanto, recomenda:

  • Defina uma reivindicação climática baseada na ciência, se possível, apoiada por uma iniciativa reconhecida globalmente

  • Reduza as emissões antes de remover o carbono

  • Entenda o que constitui soluções CDR de alta qualidade

  • Investir em due diligence robusta e processos de garantia de qualidade

  • Projetar um portfólio de CDR

  • Decida se deseja gerar ou comprar

  • Como comprador, decida quanto delegar o fornecimento de CDR


Clique na imagem abaixo para entender mais sobre este relevante tema.



Comments


 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page