top of page

Soluções de remoção de CO2: na perspectiva do comprador. Pela McKinsey.

Como parte da equação para lidar com as mudanças climáticas, fica clara a necessidade de aumentar o foco na Remoção de Dióxido de Carbono (Carbon Dioxide Removal, CDR), tirando CO2 da atmosfera por meio de soluções baseadas na natureza e tecnológicas. E armazená-lo em algum lugar ambientalmente seguro, como nas rochas, nos oceanos ou no subsolo (em aquíferos salinos).


Os métodos de CDR incluem soluções climáticas naturais, como reflorestamento e restauração de manguezais e turfeiras; bioenergia com captura e armazenamento de carbono (BECCS); e captura e armazenamento direto de ar (DACS). Em outras palavras, essa remoção pode ser feita quimicamente (por exemplo, usando um sorvente sólido ou líquido) ou biologicamente (por exemplo, por meio de plantas e algas).


Como resultado, mais empresas estão procurando entrar no mercado de CDR como compradoras. Ao fazê-lo, eles enfrentam incertezas potenciais em um mercado muito incipiente, bem como uma oferta cada ainda escassa - o pipeline atual de capacidade de CDR de 155 megatons de CO2 por ano fica 80% aquém do requisito de 500 a 1.200 megatons de CO2 por ano sugerido pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).


De acordo com a McKinsey, "as empresas enfrentam uma variedade de opções em suas reivindicações, incluindo carbon neutral, climate neutral, climate friendly, e net zero, cada uma com diferentes requisitos e graus de rigor. Na ausência de um órgão de governança global, essas reivindicações geralmente são aplicado de forma inconsistente, o que pode levar a uma variação significativa nas ambições de descarbonização climática das empresas, nas emissões consideradas cobertas por uma reivindicação e nas regras sobre compensação de emissões por meio de "offsetting emissions" ou créditos CDR. Essa inconsistência contribui para as preocupações das partes interessadas inclusive sobre o "greenwashing".


E, portanto, recomenda:

  • Defina uma reivindicação climática baseada na ciência, se possível, apoiada por uma iniciativa reconhecida globalmente

  • Reduza as emissões antes de remover o carbono

  • Entenda o que constitui soluções CDR de alta qualidade

  • Investir em due diligence robusta e processos de garantia de qualidade

  • Projetar um portfólio de CDR

  • Decida se deseja gerar ou comprar

  • Como comprador, decida quanto delegar o fornecimento de CDR


Clique na imagem abaixo para entender mais sobre este relevante tema.



 CARBON CREDIT MARKETS

« … car rien ne se crée, ni dans les opérations de l’art, ni dans celles de la nature, et l’on peut poser en principe que, dans toute opération, il y a une égale quantité de matière avant et après l’opération ; que la qualité et la quantité des principes est la même, et qu’il n’y a que des changements, des modifications. »

Antoine-Laurent De Lavoisier 1789, Traité élémentaire de chimie.

bottom of page