Razões pelas quais o futuro da captura de carbono parece promissor
top of page

Razões pelas quais o futuro da captura de carbono parece promissor

A captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS em inglês) torna-se cada vez mais uma tecnologia crítica. Muitas vezes chamado de captura de carbono (ou CCS apenas), é o processo de capturar as emissões de dióxido de carbono de instalações industriais e reutilizá-las ou armazená-las, em vez de liberá-las na atmosfera.


Para indústrias de alta emissão, como energia (carvão), aço, cimento, petróleo e gás e produtos químicos, a captura de carbono tem o potencial de reduzir radicalmente as pegadas ambientais, capturando mais de 90% das emissões de dióxido de carbono.

Como a Sinopec China indicou recentemente: “Transformando CO2 em tesouro”. Talvez considerando que - além do gás, petróleo e carvão - o carbono também se relaciona com diamantes... e matéria orgânica... e vida ;-) A propósito, lembre aqui de descobertas interessantes relacionadas ao carbono, feitas pelo rover Curiosity … em Marte ...

Voltando a um “futuro melhor” com a captura de carbono:

  1. As indústrias pesadas já estão adotando o potencial de captura de carbono. Veja aqui os cases da Petronas, Saudi Aramco e Porto de Rotterdam.

  2. Governos de todo o mundo estão apoiando a captura de carbono. Veja aqui por exemplo EUA, Japão e Brasil, por exemplo.

  3. A colaboração da indústria está criando soluções inovadoras e mais econômicas. Conforme antecipado pelo Global CCS Institute em 17 de outubro existem mais de 190 instalações CCS em vários estágios de desenvolvimento, detalhadas em seu ótimo e completo relatório, que também fornece análises detalhadas do pipeline global de projetos, política internacional, mercados de carbono, remoções de carbono e a evolução do armazenamento.

Clique na imagem abaixo para ler o artigo do Fórum Econômico Mundial



 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page