Quarta-feira, 8 de maio de 2024.
Hoje atualizaremos matéria que publicamos originalmente em 2021, quando ainda tratava-se do anúncio de um projeto. À época o texto foi o seguinte.
“Projeto no Caximba: placas solares serão instaladas na parte mais alta de um aterro sanitário, onde há paredões com 75 metros de lixo condensado. Quando estiver pronta, a usina deve produzir anualmente 18.600 megawatts, o que equivale a 43% da energia consumida por todos os prédios da prefeitura de Curitiba. Além do projeto no Caximba, recursos irão para solares da Rodoferroviária e em três terminais de ônibus.”
Pois está pronta e funcionando desde março de 2023, quando Curitiba celebrou seus 330 anos.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, trata-se da 1a usina solar instalada sobre um aterro sanitário na América Latina.
Aqui as características principais:
8,6 mil painéis
4,55 MWp de potência
30% da energia dos prédios públicos do município
mão de obra 100% local
R$ 2,6 milhões de economia anual para a prefeitura
Vale mencionar uma perspectiva social. Diferentemente do passado quando tratava-se “apenas” de um aterro sanitário desativado, hoje as pessoas que vivem no entorno tem orgulho de dizer onde moram.
Talvez por isso o projeto vem chamando atenção de vários outros prefeitos, como uma solução de smart city, como também já postamos a respeito em “Pirâmide solar de Curitiba atraindo visitas de municípios brasileiros”.
Inclusive há poucos dias foi uma comitiva de Conselheiros de Administração, membros do Capítulo Paraná do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa IBGC, que visitou o local. Clique abaixo para o resumo da visita (4 páginas, em português), em texto muito bem escrito pelos especialistas Silvia Elmor e Gustavo F. Sbrissia.
A Pirâmide Solar do Caximba, que recebe visitas guiadas para conscientização ambiental da população, foi financiada pelo Cities Finance Facility, em colaboração com o C40 Cities para a Liderança Climática e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
O nome Caximba remete ao bairro de Curitiba onde está instalada.
Clique na imagem abaixo para ir para a página “Pirâmide Solar de Curitiba” no portal da Prefeitura Municipal.
Amanhã publicaremos sobre os painéis solares inovadores nos terminais de ônibus de Curitiba.
Comments