top of page

Pesquisa da NielsenIQ & McKinsey: consumidores se preocupam e estão comprando produtos sustentáveis

McKinsey: "... em mercearias ou farmácias hoje em dia verá produtos “ambientalmente sustentáveis”, “ecologicamente corretos” ... ou outras designações relacionadas a aspectos de responsabilidade ambiental e social ... mas entender como os clientes reagem a esses tipos de apelos EGS também é importante e não era claro até agora."


Em colaboração com a NielsenIQ, a McKinsey analisou 5 anos de dados de vendas nos Estados Unidos, abrangendo 600.000 produtos, representando US$ 400 bilhões em receitas anuais do varejo. Foram 44.000 marcas em 32 categorias de alimentos, bebidas, cuidados pessoais e domésticos.


O estudo foca principalmente na correlação entre marcas ESG e desempenho de vendas, o que significa que a relação causal "consumidores - marcas ESG" ou fatores como investimentos em marketing ou o risco de "greenwashing", ou seja, a veracidade das alegações ESG para os produtos, não foram analisadas ​​nem avaliadas. Nesse sentido, relembre aqui o que a União Europeia tem feito com cerca de 230 rótulos ESG oferecidos por lá "Protegendo consumidores do greenwashing: regras para produtos sustentáveis, duráveis ​​e reparáveis".


Os consumidores estão direcionando seus gastos para produtos ESG, cujo crescimento médio foi de 28%, contra 20% para produtos que não apresentavam tais alegações.


Em dois terços das categorias, os produtos ESG cresceram mais rapidamente. Mas os dados de compras sozinhos não podem explicar os motivos das variações. Para produtos infantis e bebidas nutricionais, por exemplo, é possível que as decisões de compra reflitam conselhos médicos e clínicos, que acabam prevalescendo sobre o ESG.


Veja como os diferentes apelos ESG têm impactado as vendas nos Estados Unidos:

  • menos frequentes, como “vegan”, “carbono zero”, cresceram 8,5% a mais do que os pares que não os fizeram

  • frequência média, como “embalagem sustentável”, “naturais”, teve um diferencial de crescimento de 4,7%

  • comuns, como "ambientalmente sustentável", crescimento 2% maior do que os produtos não ESG


Clique aqui para a análise completa da McKinsey. Sobre o mesmo assunto, você também pode ouvir o podcast "McKinsey on Consumer and Retail".


E na imagem abaixo para download do relatório.




 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page