Hoje é quinta-feira, 29 de agosto de 2024.
O MSCI Net-Zero Tracker é um relatório periódico sobre o progresso das empresas listadas em todo o mundo quando à mitigação do risco climático.
Já abordamos este tema num post em 2022. Naquela altura, nos preparávamos para a COP27 no Egito.
A imagem abaixo foi tirada do MSCI Net-Zero Tracker de 27 páginas de outubro de 2022.
“Offsets florestais no caminho dos incêndios” foi o título de um capítulo assustador, conforme apresentado nas páginas 14 e 15 do relatório, que compilava dados da BeZero Carbon, da NASA e do próprio MSCI.
Explicando a imagem, as regiões são de cor vermelha com diferentes intensidades indo, num extremo, do branco - como a maior parte do deserto do Saara ou a Groenlândia - até o outro extremo, em vermelho sangue - como a África Central e o Norte da Austrália. Essas cores indicam a probabilidade de incêndio florestal, indo de muito baixa <0,01% (branco) a muito alta >10% (vermelho sangue). Estes eram dados de incêndios florestais da MSCI ESG Research, em 31 de agosto de 2022.
As setas brancas que levam aos 10 países selecionados também apresentam duas informações numéricas sobre créditos de carbono: total emitido (vermelho) e total pendente (laranja). Estes eram dados de compensações do BeZero Carbon, em 16 de setembro de 2022.
Notava-se que os 5 maiores países em créditos de carbono eram:
- emitido: Estados Unidos, Indonésia, Brasil, Peru e Camboja
- pendentes: Indonésia, Brasil, Peru, Camboja e República Democrática do Congo
O calor e a seca induzidos pelas alterações climáticas ameaçam destruir as reservas naturais, inclusive afetando offsets florestais tanto para projetos já em andamento quanto potenciais.
Conforme mostra a imagem abaixo, o número de offsets baseadas na natureza é significativo em áreas com médio e alto risco de incêndios florestais.
O que acontecerá com os créditos de carbono gerados pelas florestas que depois pegam fogo?
Bem, existem os chamados buffer pools. Pelo menos para mitigar.
Clique aqui para um artigo bem diligente da Sylvera, “Guide to Carbon Credit Buffer Pools”.
Basicamente, “o número total de créditos que o projeto pode vender é igual às reduções ou remoções líquidas de emissões, menos a contribuição de buffer e quaisquer outras deduções. Uma parte dos créditos de carbono gerados por projetos de crédito de carbono baseados na natureza é reservada e colocada em um “pool tampão” ou “reserva tampão” em vez de ser vendida.”
Embora não tenha sido devido a incêndios florestais, houve um caso recente de utilização efectiva do buffer pool, o Projecto Kariba da South Pole. Vide aqui declaração de Verra de outubro de 2023.
A propósito, esse caso foi tão notório que fez com que no início de 2024 a Verra alterasse o seu acordo de compensação via o pool para projetos de Agricultura, Silvicultura e Outros Usos da Terra (AFOLU).
De volta ao MSCI Net-Zero Tracker, nos perguntamos qual será a situação quando aquele capítulo “Offsets florestais no caminho dos incêndios” for atualizado.
Click at the image below for the October 2022 edition analyzed above and here to all reports. Do not miss MSCI analysis.
Clique na imagem abaixo para a edição de outubro de 2022 analisada acima e aqui para todos os Trackers. E não perca as análises da MSCI.
댓글