top of page

O Memorando de Entendimento que pretende integrar os mercados de carbono dos países BRICS.

Quarta-feira, 30 de outubro de 2024.


Você sabia que um MoU sobre os mercados de carbono foi adotado na XVI Cúpula do BRICS, em Kazan, Federação Russa, de 22 a 24 de outubro de 2024?


Trazemos aqui mais detalhes para você. Mas antes, vamos relembrar o que significa o BRICS.


Mais como um conceito de grupo econômico informal, a ideia dos BRICs - Brasil, Rússia, Índia e China - foi cunhada no estudo de 2001 "Building Better Global Economic BRICs" do economista-chefe da Goldman Sachs. Em 2006, paralelamente à Assembleia Geral das Nações Unidas, o grupo reuniu-se formalmente pela primeira vez. E em 2011 a África do Sul (South Africa) passou a fazer parte do grupo, que adotou a sigla BRICS.


(E note que além do significado da sigla “BRICS”, sua pronúncia também lembra a palavra “bricks” em inglês, com “ck”, que significa “tijolos” ou “blocos de construção”).


O parágrafo 85 da declaração final desta XVI Cúpula do BRICS afirma:


“85. Reconhecemos o importante papel dos mercados de carbono como um dos impulsionadores da ação climática e incentivamos o aumento da cooperação e o compartilhamento de experiências nesse campo. Opomo-nos a medidas unilaterais introduzidas sob o pretexto de preocupações climáticas e ambientais e reiteramos nosso compromisso de aumentar a coordenação sobre essas questões. Saudamos a adoção do Memorando de Entendimento sobre a Parceria de Mercados de Carbono do BRICS como uma plataforma dedicada ao compartilhamento de conhecimentos, experiências e estudos de caso de desenvolvimento de mercados de carbono e à discussão da potencial cooperação intra-BRICS em mercados de carbono, para trocar pontos de vista sobre uma potencial cooperação entre os países do BRICS, nos termos do Artigo 6 do Acordo de Paris.”


De acordo com o portal do Centro Nacional de Monitoramento de Carbono da Tanzânia (NCMC), em artigo anterior, de setembro de 2024, o MOU cobre 4 áreas principais de cooperação entre as nações do BRICS:

  • Desenvolvimento de Mercados de Carbono Conjuntos;

  • Harmonização das Normas de Contabilidade e Reporte de Carbono;

  • Capacitação e Compartilhamento de Tecnologia; e

  • Apoio ao Desenvolvimento Sustentável.


Clique na imagem abaixo para ler mais sobre este MOU, no artigo completo do NCMC “BRICS Advance Common Carbon Market Plans”.


E volte amanhã para a segunda e última parte deste artigo. Você pode se surpreender, tanto com os detalhes do negócio internacional de unidades de carbono anunciado pouco antes da Cúpula do BRICS, quanto com a localização sugerida para o 1o. centro de negócios de carbono.



Article BRICS Advance Common Carbon Market Plans. September 2, 2024. Portal National Carbon Monitoring Centre from Tanzania.

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page