top of page

O CO2 removido da atmosfera por Direct Air Capture é armazenado em concreto pela primeira vez

Ontem, publicamos sobre um grupo de 20 empresas da indústria de captura de carbono que lançou a coalizão Carbon Removal Alliance para fazer lobby nas políticas do governo dos EUA.


Hoje postamos sobre um comunicado do último dia 3 de fevereiro de uma delas, a Heirloom, que em parceria com a CarbonCure Technologies e a Central Concrete anunciou ter conseguido pela primeira vez armazenar permanentemente em concreto o CO2 retirado da atmosfera por Direct Air Capture (DAC).


A Heirloom indica operar a única instalação DAC da América do Norte. E acrescenta sobre seu processo "Usa calcário, um material abundante, fácil de obter e barato, para extrair CO2 do ar. Aproveitando um processo cíclico, o calcário é decomposto em rocha de óxido de cálcio e gás CO2 usando calor de uma fonte de energia renovável forno elétrico alimentado. O óxido de cálcio é espalhado em bandejas empilhadas verticalmente onde ele age como uma esponja - puxando o CO2 do ar antes de retornar ao forno e o processo recomeçar." E assim por diante, com o CO2 capturado sendo então permanentemente armazenado com segurança no subsolo – ou como foi o caso divulgado – dissolvido em concreto.


Se você quiser ver detalhes técnicos e químicos, clique na imagem abaixo para acessra um resumo técnico da companhia "An scalable direct air capture process based on accelerated weathering of calcium hydroxide".


Obviamente, existem pelo menos quatro perspectivas que precisam ser respondidas e são relevantes para serem levadas em consideração:

  • balanços de massas e volumes, por ex. 1 tonelada de entrada necessária para produzir 1 kg de saída

  • energia, se alguma etapa do processo exije resfriamento ou aquecimento

  • qualidade, como varia a durabilidade do concreto com mais ou menos CO2

  • econômica, por exemplo custo de moagem e perdas de massa após vários ciclos

Um processo que vale a pena monitorar. Clique aqui para o comunicado de imprensa da Heirloom .


E aqui outros posts relacionados a concreto e cimento:



Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page