top of page

Novidades sobre o Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia (EU ETS), o novo EU ETS2 e o Social Climate Fund.

Hoje é sexta-feira, 28 de junho de 2024.


Muito se fala sobre o Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia (EU ETS) introduzido em 2005.


Afinal, o que é o EU ETS?


É o principal processo usado pela União Europeia para alcançar a neutralidade climática até 2050. Funciona num sistema de licenças, cada licença representando 1 tonelada de CO2. Todos os anos, as empresas devolvem licenças relacionadas com as suas emissões. Além disso elas também podem ser obtidas em leilões. E todos os anos, o total de licenças por setor é reduzido, levando a uma descarbonização setorial gradual, reduzindo as emissões.


É por isso que Carbon Credit Markets tem alertado que o EU ETS irá a zero nos próximos anos, por volta de 2038, conforme indicado durante a COP28.


Além disso, as receitas dos leilões são utilizadas para financiar investimentos e inovação em toda a União Europeia.


Até 2024, o EU ETS tem coberto a indústria pesada, a produção de eletricidade baseada em combustíveis fósseis (e parcialmente a aviação).


Desde 2005, as emissões anuais já caíram 47%, sendo que a redução dever chegar a 62% até 2030.


Já o Carbon Border Adjustment Mechanism (CBAM) será gradualmente aplicado às importações de cimento, ferro e aço, alumínio, fertilizantes e hidrogênio. A propósito, você viu os valores padrão para emissões incorporadas aos produtos para fins do CBAM?


E a partir de 2027 um novo sistema de comércio de emissões (ETS2) focará na transição verde do transporte rodoviário, das construções (proteção térmica) e pequena indústria, paralelamente ao Social Climate Fund com EUR 86,7 bilhões, que estará no centro da transição verde da União Europeia, com foco nos cidadãos europeus e em impactos sociais.


Clique na imagem abaixo para ver um pequeno vídeo (em inglês) mostrando tudo isso.




コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page