top of page

Mudanças profundas na aviação, CORSIA e SAF. Global Outlook for Air Transport da IATA.

Quarta-feira, 12 de junho de 2024.


De acordo com relatório divulgado em 3 de junho, a International Air Transport Association (IATA) anunciou tendências positivas no setor aéreo.


“A aviação é vital para os ensejos e a prosperidade dos indivíduos e das economias… Sua rentabilidade permite investimentos em produtos que atendem às necessidades dos clientes e soluções de sustentabilidade que precisaremos para atingir emissões de carbono net zero até 2050”, indicou o Diretor Geral da IATA num press release.


Prevê-se que as emissões de CO2 da indústria aérea em 2024 atinjam 935 milhões de toneladas, refletindo o consumo de 374 bilhões de litros de combustível.


Como sabe, o setor está mobilizado em ampliar a utilização do chamado sustainable aviation fuel (SAF).


Como referência, em 2023, foram consumidas entre 450 mil e 500 mil toneladas de SAF. Mas ainda com um custo elevado, de US$ 2.500 por tonelada, ou seja, 2,8x o combustível tradicional.


Apesar disso, a IATA estima que o consumo de SAF poderá aumentar para 0,5% do total em 2024.


Em termos do carbon offsetting and reduction scheme for international aviation (CORSIA), concebido para estabilizar as emissões da aviação internacional, estima-se que serão gastos US$ 600 milhões em 2024.


Apesar de preocupações com mudanças na “determinação política para alcançar emissões de carbono net zero até 2050”, a IATA indica empenho contínuo do setor. E talvez até mais importante do que isso, porque os passageiros expressam elevada confiança neste compromisso, com 82% acreditando ser o objetivo certo e 76% confiando na capacidade de voar de forma sustentável.


Importante mencionar que termina amanhã, 13 de junho, a consulta pública da Comissão Europeia sobre sua Diretiva 2003/87, que detalha regras para calcular os requisitos de compensação no âmbito do CORSIA para emissões até 2026.


O esquema CORSIA consiste em três fases: uma fase piloto (2021-2023), uma primeira fase voluntária (Fase I, 2024-2026) e uma segunda fase obrigatória (Fase II, 2027-2035).


Guiana e Brasil estiveram recentemente nos noticiários relacionados ao CORSIA.


Clique aqui para o press release e o relatório da IATA. Existem versões em inglês, espanhol, chinês, árabe e francês.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page