top of page

McKinsey e a cadeia de valor circular do cimento: sustentável e lucrativa

Cimento e concreto são os pilares da indústria da construção. Sua demanda global quase triplicou nos últimos 20 anos. No entanto, apesar da onipresença do cimento, sua pujança economica leva a ser um dos principais contribuintes para as emissões globais de dióxido de carbono.


Tecnologias circulares, como combustíveis alternativos, cura de carbono, recarbonatação e captura e armazenamento de carbono (CCS) serão muito mais do que soluções de nicho para descarbonizar a indústria da construção. Na verdade, a pesquisa mostra ser possível descarbonizar cerca de 80% das emissões totais de cimento e concreto até 2050.


Ao mesmo tempo, como o custo do aterro dos resíduos de construção e demolição (CDW) afeta todo o ecossistema da construção, a recirculação de materiais e minerais e do dióxido de carbono torna-se ponto de atenção chave da indústria de cimento e concreto.


Por exemplo, o CDW pode ser processado por meio do Smartcrushing, que extrai “finos” de cimento não hidratado e ajuda a reduzir a quantidade de cimento virgem necessária para o concreto. Por outro lado, algumas regiões estão limitando o uso de finos de concreto reciclado no cimento, como a EN197-6 européia, cuja versão preliminar estabelece o limite em 20%. Já o CDW também pode ser usado como agregado para a produção de concreto, evitando assim mais aterros.


Outras oportunidades mencionadas são os módulos construtivos pré-moldados e o dióxido de carbono captado e concentrado, que pode ser transportado – por dutos ou caminhões – para locais onde possa ser utilizado como insumo. Por exemplo, o dióxido de carbono pode ser usado como matéria-prima para processos na indústria de plásticos e produtos químicos ou na produção de hidrogênio.


O desafio é criar modelos de negócios viáveis ​​tanto para a indústria de cimento quanto para os compradores, o que destaca a necessidade de maior colaboração entre as indústrias.


Clique no gráfico abaixo para ver esta interessante pesquisa da McKinsey de 6 de março de 2023.


Amanhã, também da McKinsey, postaremos a apresentação feita nesta quarta-feira, 29 de março, intitulada "Nature in Balance - What companies can do to restore natural capital".




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page