top of page

Japão: pioneirismo no potencial energético do hidrogênio

O post de ontem foi sobre a vanguarda japonesa nas tecnologias de Captura de Carbono. O Japão também liderou o mundo no desenvolvimento e validação de tecnologias de transporte de longa distância à hidrogênio.


Já em 2017, o Japão tinha cerca de 131 estações de carga de hidrogênio, mais do que qualquer outro país. E em abril passado, foi anunciado que o Japão planeja aumentar o suprimento de hidrogênio do nível atual de cerca de 12 milhões de toneladas em seis vezes até 2040.


Mas vários desafios ainda precisam ser superados. Uma introdução ampla do hidrogênio como combustível exigirá cortes de custos nas tecnologias de produção, transporte e armazenamento de hidrogênio, incluindo uma maior eficiência da eletrólise de água e dos liquefatores de hidrogênio.


Uma das principais empresas do Japão, a Toyota, lidera a expansão do mercado de veículos movidos a célula de combustível, desenvolvendo e comercializando o carro de passageiros Mirai, que gera energia combinando hidrogênio com oxigênio do ar. Como tal, a Toyota publica regularmente Revisões Técnicas sobre esses desenvolvimentos. Aqui estão alguns destaques da revisão mais recente, de 13 de junho de 2023:


  • A Toyota posiciona o hidrogênio como um combustível importante

  • Está trabalhando com vários parceiros da indústria nas áreas de produção, transporte e uso de hidrogênio

  • Está unificando com os europeus e americanos o padrão para tanques de hidrogênio para grandes veículos comerciais, visando reduzir os custos de fabricação em cerca de 25%

  • Está desenvolvendo tanques de hidrogênio líquido para grandes veículos comerciais (além de gás)

  • Desenvolveu um novo eletrolisador de água que produz hidrogênio por eletrólise da água

  • Conduz iniciativa para produzir hidrogênio a partir do biogás na Tailândia até o final de 2023


Clique na imagem abaixo para ler os planos do Japão para o hidrogênio, parte de seu "Roadmap to 'Beyond-Zero' Carbon", do Ministry of Economy, Trade and Industry


Para finalizar, lembremos que o Japão não é o único a destacar o hidrogênio como combustível fundamental:




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page