top of page

Iniciativas de precificação de carbono ao redor do mundo

Revisando o Painel de Precificação de Carbono do Banco Mundial de 2022 , Jonathan Letourneau - do Visual Capitalist's Creator Program - mapeou 70 iniciativas de precificação de carbono vigentes em todo o mundo, destacando seu impacto global. Apenas como referência, por volta de 2000 o número de iniciativas de precificação de carbono era de apenas 6.


Em um mapa global, cada iniciativa foi categorizada visualmente em um pequeno retângulo, incluindo as seguintes informações:

  • Tipo de jurisdição: nacional ou subnacional

  • Tipo de iniciativa: imposto de carbono ou ETS, sistema de comércio de emissões (também chamado de sistema cap-and-trade)


Cada retângulo tem ainda um número num pequeno ponto vermelho, referente a uma ficha de informação individual na parte inferior do mapa e com informações adicionais:

  • Nome da jurisdição, por exemplo Uruguai ou Califórnia

  • Nome da iniciativa, por ex. Imposto de carbono de Luxemburgo ou ETS nacional da China

  • Tipo de iniciativa: imposto de carbono ou ETS

  • Data de criação

  • Preço por tonelada de CO2e ($USD)

  • Porcentagem das emissões globais de GEE cobertas

  • Emissões de GEE cobertas (tonelada métrica de CO2e)


O artigo também traz uma tabela onde você pode selecionar diretamente um país e encontrar o tipo de precificação de carbono, preço de CO2e por tonelada (USD) e emissões cobertas (toneladas).


E conclui com um conselho, de especial importância para países que ainda não regulamentaram suas iniciativas de precificação de carbono: "... embora muitos economistas e legisladores tenham considerado a precificação do carbono a ferramenta mais eficiente para reduzir as emissões, também apontam que os programas precisam ser bem elaborados. Iniciativas com limites muito altos ou preços muito baixos podem ser ineficazes, além de isentar certos grandes poluidores."


Clique na imagem abaixo para ler o artigo, acessar e baixar o mapa.




 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page