top of page

Hoje é o Dia do Conhecimento REDD+. Na agenda, Transferência da Propriedade de Créditos de Carbono. Mas o que é REDD+?

Quinta-feira, 27 de junho de 2024.


De acordo com a UNFCCC, ‘REDD’ significa ‘Redução de emissões provenientes do desmatamento e da degradação florestal nos países em desenvolvimento’. O «+» representa atividades adicionais relacionadas com as florestas que protegem o clima, especificamente a gestão sustentável das florestas e a conservação e aumento dos estoques de carbono florestal.


Outra referência interessante são as perguntas e respostas frequentes sobre REDD+ do Programa UN-REDD, de onde acrescentamos:

  • “Uma vez avaliado e quantificado este carbono, a fase final do REDD envolve os países desenvolvidos a pagar aos países em desenvolvimento compensações de carbono pelas suas florestas em pé”, e

  • “A implementação de REDD+ deve coexistir com reduções significativas de emissões tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento”.


O Dia do Conhecimento sobre REDD+ é um esforço colaborativo que visa promover a troca de conhecimentos e experiências relacionadas à implementação de REDD+.


Organizado pelo UN-REDD Programme e pelo World Bank, em colaboração com Forest Carbon Partnership Facility (FCPF) e BioCarbon Fund Initiative for Sustainable Forest Landscapes (ISFL), sob a orientação do governo norueguês, veja o programa do Workshop de hoje “REDD+ Knowledge Day: Evidence to Action Now” clicando na imagem abaixo.


Transfer of Carbon Credit Ownership” é o título de um dos painéis. Tema relevante em tempos em que a natureza jurídica dos créditos de carbono também está sendo discutida juridicamente, após uma demanda do mesmo World Bank.


Sobre estas organizações, aqui algumas informações e outras referências:


UN-REDD Programme. Fornece assistência técnica e conhecimento, ajudando 65 países parceiros a proteger suas florestas, acessar financiamento e a alcançar seus objetivos econômicos e climáticos através do REDD+.



Forest Carbon Partnership Facility. Relacionado a um padrão de crédito de carbono do World Bank’s Forest Carbon Partnership Facility (FCPF), para a quantificação, monitoramento, relatórios e verificação das reduções de emissões de gases de efeito estufa provenientes de atividades de REDD+ em escala jurisdicional.


BioCarbon Fund. O BioCarbon Fund é uma iniciativa do setor público-privado gerida pelo World Bank e apoia projetos que geram múltiplos fluxos de receitas, combinando retornos financeiros provenientes da venda de reduções de emissões (ou seja, créditos de carbono) com aumento dos rendimentos locais e outros benefícios indiretos de práticas sustentáveis ​​de gestão de terras. A geração de múltiplos fluxos de receitas é crucial para as comunidades rurais que, de outra forma, teriam fontes de rendimento limitadas.




Por último, mas não menos importante, aqui está outra fonte interessante de informação: UNFCCC REDD+ Web Platform.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page