Quinta-feira, 27 de junho de 2024.
De acordo com a UNFCCC, ‘REDD’ significa ‘Redução de emissões provenientes do desmatamento e da degradação florestal nos países em desenvolvimento’. O «+» representa atividades adicionais relacionadas com as florestas que protegem o clima, especificamente a gestão sustentável das florestas e a conservação e aumento dos estoques de carbono florestal.
Outra referência interessante são as perguntas e respostas frequentes sobre REDD+ do Programa UN-REDD, de onde acrescentamos:
“Uma vez avaliado e quantificado este carbono, a fase final do REDD envolve os países desenvolvidos a pagar aos países em desenvolvimento compensações de carbono pelas suas florestas em pé”, e
“A implementação de REDD+ deve coexistir com reduções significativas de emissões tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento”.
O Dia do Conhecimento sobre REDD+ é um esforço colaborativo que visa promover a troca de conhecimentos e experiências relacionadas à implementação de REDD+.
Organizado pelo UN-REDD Programme e pelo World Bank, em colaboração com Forest Carbon Partnership Facility (FCPF) e BioCarbon Fund Initiative for Sustainable Forest Landscapes (ISFL), sob a orientação do governo norueguês, veja o programa do Workshop de hoje “REDD+ Knowledge Day: Evidence to Action Now” clicando na imagem abaixo.
“Transfer of Carbon Credit Ownership” é o título de um dos painéis. Tema relevante em tempos em que a natureza jurídica dos créditos de carbono também está sendo discutida juridicamente, após uma demanda do mesmo World Bank.
Sobre estas organizações, aqui algumas informações e outras referências:
UN-REDD Programme. Fornece assistência técnica e conhecimento, ajudando 65 países parceiros a proteger suas florestas, acessar financiamento e a alcançar seus objetivos econômicos e climáticos através do REDD+.
The World Bank. “State and Trends of Carbon Pricing 2024" publicado pelo Banco Mundial.”
Forest Carbon Partnership Facility. Relacionado a um padrão de crédito de carbono do World Bank’s Forest Carbon Partnership Facility (FCPF), para a quantificação, monitoramento, relatórios e verificação das reduções de emissões de gases de efeito estufa provenientes de atividades de REDD+ em escala jurisdicional.
BioCarbon Fund. O BioCarbon Fund é uma iniciativa do setor público-privado gerida pelo World Bank e apoia projetos que geram múltiplos fluxos de receitas, combinando retornos financeiros provenientes da venda de reduções de emissões (ou seja, créditos de carbono) com aumento dos rendimentos locais e outros benefícios indiretos de práticas sustentáveis de gestão de terras. A geração de múltiplos fluxos de receitas é crucial para as comunidades rurais que, de outra forma, teriam fontes de rendimento limitadas.
Governo da Noruega. “Noruega: muito mais do que ações ambientais e o fundo soberano que lucrou US$ 213 bilhões em 2023.”
Por último, mas não menos importante, aqui está outra fonte interessante de informação: UNFCCC REDD+ Web Platform.