top of page

EUA lança plano para descarbonizar o setor de transporte da América do Norte

Lançado no dia 10 de janeiro de 2023 nos Estados Unidos, projeto para redução de emissões por todo setor de transportes norte americano. O projeto é baseado nas Lei de Infraestrutura e na Lei de Redução da Inflação em apoio às metas dos EUA de garantir uma rede elétrica 100% limpa até 2035 e alcançar emissões net zero de carbono até 2050.


O setor de transporte – que inclui todos os meios por terra, ar e mar para transportar pessoas e mercadorias – responde por um terço de todas as emissões de gases de efeito estufa dos EUA.


O projeto compreende o desenvolvimento e a implantação de tecnologias de energia limpa, como veículos elétricos, hidrogênio e combustíveis sustentáveis, além de construir a infraestrutura de apoio para transporte limpo, criando empregos bem remunerados em todos os segmentos do setor de transporte e fortalecendo a independência energética do país.


São listadas as seguintes soluções tecnologicas:

  • elétrica / bateria: incluindo uso estacionário, suporte à rede, estratégia nacional, infraestrutura e reciclagem

  • hidrogênio: indústrias pesadas, suporte à rede, custos do eletrolisador, durabilidade da célula de combustível, infraestrutura, amônia, metanol

  • combustíveis líquidos sustentáveis: bioprodutos, descarbonização de plásticos / produtos químicos, custo-efetividade, expansão de bioenergia, etanol


O blueprint categoriza as iniciativas em termos de "oportunidade de longo prazo". Aqueles indicados como "maiores" oportunidades seriam:

  • "veículos elétricos urbanos de cargas leves" (49% das emissões dos EUA em 2019)

  • "caminhões pesados ​​para longa distância movidos a hidrogênio" (7%)

  • "combustíveis líquidos sustentáveis ​​marítimos" (3%)

  • "combustíveis líquidos sustentáveis ​​para aviação" (11%)


Clique na imagem (ou escaneie o QR Code) abaixo para acessar a ficha técnica de 2 páginas do Blueprint, no site do Office of Energy Efficiency & Renewable Energy, do Departamento de Energia dos Estados Unidos (há alguns dias nos referimos ao mesmo Departamento, porém ao Office of Energia Nuclear, em artigo sobre energia nuclear)


E aqui para o documento completo (88 páginas) "U.S. National Blueprint for Transportation Decarbonization".




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page