top of page

Final, Diário COP28, 12 de dezembro de 2023, Especial Carbon Credit Markets.

Notícias de Dubai. A COP28 chega ao fim. Aparentemente.


Agradecimento.


Caro leitor, obrigado por acompanhar nossos posts diários. Esperamos que você tenha consiguido captar não apenas as questões globalmente significativas, mas também a atmosfera de tal evento, enquanto ele realmente se desenrolava. Como se você estivesse aqui ao nosso lado.


Nós de Carbon Credit Markets compartilhamos diversos conteúdos para que nossos leitores, em um processo de aprendizagem ao longo da vida, não fiquem para trás. Nossa linha editorial sempre redigiu as informações de forma construtiva e positiva.


Foi um privilégio estar aqui e compartilhar todos os diários com vocês.


Para aqueles que são registrados em nosso site, avisamos que vamos parar com esses emails diários e a partir do próximo dia 22 de dezembro retomaremos o envio resumo com os principais posts semanais. Ou quanto tivermos notícias urgentes.


Antes de começarmos.


Este último dia oficial da COP28 foi diferente.


Falamos muito sobre o Metrô nos primeiros diários. Hoje ele estava vazio, com lugares suficientes para sentarmos. Metrô de Dubai voltando à normalidade (para alegria dos usuários locais).


App COP28 / Agenda de reuniões. Todos os dias era a primeira coisa a verificar. Hoje, exceto as Press Conferences, a mensagem era “The conference schedule of meetings has not yet been published for this date. The schedule is updated every 24 hours. Please check back closer to the time for an updated list of meetings”. Em outras palavras, nenhuma informação.


Em termos de Press Conferences na COP28, haviam duas salas, 1 e 2.


A Sala 1 era reservada geralmente para presidentes, ministros, diplomatas, delegações de países ou relacionados com a ONU. Como você verá abaixo, havia várias press conferences agendadas para hoje. Quase todas foram canceladas. Isto provavelmente indica algo... difícil consenso sobre o documento final Global Stocktake.


A Sala 2, localizada a 10 minutos a pé da sala principal, era utilizada para todas as demais Press Conferences. E particularmente hoje teve com uma dinâmica completamente diferente da sala 1 (vazia): a sala 2 tinha uma conferência atrás da outra, de várias ONGs. Sala sempre lotada, já que as pessoas estavam obviamente ansiosas por novidades. Assim, até o encerramento deste último diário, nosso conteúdo está baseado na primeira versão do Global Stocktake (GST) publicada oficialmente ontem. Segue aqui, também para sua referência.


E indo de um prédio para outro, neste último dia notamos uma árvore em particular. Havia uma placa embaixo dela, onde podíamos ler:


“Árvore Ghaf. A Ghaf é a árvore nacional dos Emirados Árabes Unidos, com uma tradição rica e célebre em toda a Península Arábica. Historicamente, a Ghaf proporcionou um local de descanso à sombra e um ponto de encontro para os beduínos que viajavam pelo deserto. É uma árvore resistente e cheia de recursos cujas raízes viajam até 30 metros abaixo das areias do deserto em busca de água. A Ghaf também era tradicionalmente usado pelo povo desta terra no tratamento de doenças como lepra, disenteria, asma, leucoderma, dispepsia e dores de ouvido. Existem mais de 700 árvores Ghaf plantadas em torno da Expo 2020 Dubai”. (COP28).


Com os nossos “sentidos aguçados”, percebemos também que de vez em quando aparecia um gato aproveitando o sol. Mas nunca vimos um cachorro. Nenhum desses dias em Dubai. E temos caminhado bastante. Não só dentro das Zonas Azul (e Verde) da COP28 - aliás, onde também podíamos ouvir e ver pássaros - mas atravessando um enorme e sempre lotado Shopping, duas vezes por dia.


Uma última coisa, depois de duas semanas de COP28 andando muito: nossos pés. Hoje vimos mais pessoas mancando aparentemente com bolhas nos pés.


Aliás, vestir-se bem em eventos internacionais como este tende a “abrir mais portas”.


O último dia.


UN ESCAP: Special Event on Joint Efforts and Innovations for Our Sustainable Future

Myles Allen (Universidade de Oxford) e Prof Alex Wang (Comitê Global de Negócios Sociais para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável www.youth4sdg.org) moderado por Aneta Nikolova (UN ESCAP www.unescap.org)

A apresentação pode ser resumida como iniciativas relacionadas a uma citação do Prof. Muhammad Yunus e da Assembleia Geral da ONU de 2016:

“Devemos comprometer-nos a alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. A forma mais confiável de o fazê-lo é aplicar a metodologia do negócio social, envolver a criatividade dos jovens e o poder da tecnologia em rápida mudança”.


Ambassador Majid Al Suwaidi talk to the Media about the draft GST

  • “Agora sabemos onde estão as “linhas vermelhas”. Já os 1,5°C são dados.”

  • “As partes juntas definirão o nível de ambição.”

  • “Perdas e danos já são um grande sucesso”

  • “Estamos focados em obter o que há de mais ambicioso no processo”

  • E numa questão relacionada com “o consenso levar a menos ambições” a sua resposta foi basicamente que “o consenso leva a ambições de grupo”.


WWF: Taking stock: How will COP 28 conclude?

  • “Multilateralismo”

  • “Redação forte sobre a correção da rota, mas… mais foco na temperatura do que nos combustíveis fósseis.”

  • “No entanto, houve bons pontos, por exemplo o 1,5°C e as soluções baseadas na natureza.”

  • Sobre Perdas e Danos: “é apenas o começo. Vamos ficar atentos”.

  • Sobre o que cada jurisdição deve fazer: “Tradução para leis. Implementação, como conectar com o mundo real e a economia. COPs com número crescente de participantes e, portanto, de eleitores, que responsabilizarão seus países”.


Em seguida, esperávamos participar dessas press conferences, que infelizmente foram todas canceladas.


Germany: Press Conference of the German Minister of Foreign Affairs


G77+China Meeting


Spain - EU Presidency: Press Conference of the EU


USA: Special Presidential Envoy for Climate John Kerry COP28 Closing Press Conference


Press Conference: Brazil


Press Conference: Colombia


Provavelmente dada a situação já explicada.


Climate Action Network updates on the negotiations

Ativismo sobre o resultado esperado da COP28. Como as outras coletivas de imprensa foram canceladas, esta ficou lotada, com um público muito diversificado.

  • “O Presidente da COP solicitou a revisão da redação em termos de ambição”.

  • “Fortes declarações das Ilhas do Pacífico ontem.” Aqui está um exemplo.

  • “Deve ser um pacote de ações e não de opções”.

  • Adaptação. “Os países desenvolveram planos, mas não os implementaram. Ou não há dinheiro para isso.”

  • “Qual é a medida quando as pessoas sofrem com a adaptação?”

  • “Os lucros estão aumentando, os subsídios estão a aumentando, mas não há dinheiro para adaptação. Isso é estranho.”

  • “Uma melhor linguagem seria positiva, mas equidade e as finanças podem aumentar a confiança por parte dos países em desenvolvimento”

  • “Nesta fase, os países em desenvolvimento estão apenas a ser pressionados. Isso é injusto. Hoje estamos pagando pelas consequências das ações de outros países construídas ao longo de 150 anos.”



Center of Biological Diversity: US Perspectives on Fossil Fuel Phaseout at COP28.

Ativismo sobre contradições.

  • “Uma obrigação moral”. Mas será que a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis seria suficiente?

  • “Desconexão entre o que o país diz e o que aparece no texto”.

  • Jogo de culpa entre países.

  • “Abatement technologies” ainda estão em destaque no projeto de GST.



"COP28: litmus test for success on fossil fuel has out

Foi um painel do https://stand.earth com representantes de tribos indígenas e ilhas.

  • “Não há linguagem suficiente quando profanamos a Mãe Terra”. (representante dos índios Navajo)

  • “Vimos os principais negociadores das nossas ilhas chorando após o projeto do GST”. (Referência à Sra. Sharon-Mona Ainuu, Ministra dos Recursos Naturais da pequena nação insular de Niue. Seu testemunho está nos últimos 3 parágrafos deste artigo da ONU News)

  • “1,5°C é uma questão de sobrevivência para as nossas ilhas”.

  • “Como ir para casa e dizer ao nosso povo que o mundo virou as costas para nós?”

  • O que aconteceu com a promessa central “Não deixar ninguém para trás” da Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU?



Antes de encerrarmos o dia.


Demorou uma década para que Perdas e Danos se tornassem realidade, como você pode ler neste artigo da UNFCCC “Loss and Damage in Focus: 10 Years of the Warsaw International Mechanism”.


Sobre o processo de consenso adotado na COP, dependendo do seu país (cultura), o mesmo resultado pode ser percebido de forma diferente, variando de positivo a negativo. Mas este é precisamente um processo consensual: em vez de ser excelente para uns e horrível para outros, poderá ser “mais ou menos” para todos.


E nenhuma seção de Pessoas e Paparazzi neste último dia, ok?



Our key takeaways


Let’s see the outcome.”


E como hoje é o último post direto da COP 28 em Dubai, sugerimos que você também pense por si mesmo. Ou revise o que postamos desde 30 de novembro.



Inscreva-se para receber nossos e-mails regulares e siga-nos nas redes sociais. Detalhes em www.carboncreditmarkets.com



COP28 Press Conference Ambassador Majid Al Suwaidi. Photo by Carbon Credit Markets
COP28 Press Conference Ambassador Majid Al Suwaidi. Photo by Carbon Credit Markets


 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page