top of page

Descoberta outra mina de hidrogênio natural. Uma das maiores vazões de H2 registradas até agora.

Hoje é terça-feira, 19 de março de 2024.


O hidrogênio é uma alternativa atraente aos combustíveis fósseis tradicionais porque pode ser utilizado para produzir energia sem gerar dióxido de carbono como subproduto.


Embora seja um gás inodoro e incolor, ouve-se com cada vez mais frequência falar da sua ocorrência natural, emanando do solo em certas partes do Globo. E mesmo em alguns casos devido a eventuais explosões, inicialmente consideradas erroneamente como sendo causadas por metano. O hidrogênio também é um gás altamente inflamável.


O hidrogênio natural existe desde toda a história da Terra, mas só agora passou a ser medido com equipamentos adequados. Além de novas pesquisas científicas relacionadas à sua gênese.


Algumas semanas atrás, um novo estudo científico relatou uma nova observação. Cerca de 200 toneladas de H2 são liberadas anualmente da mina subterrânea de cromita Bulqizë, na Albânia, um dos maiores fluxos naturais de H2 registradas até o momento. De acordo com o editor, este grande fluxo de hidrogênio é provavelmente proveniente da acumulação de longo prazo dentro de um reservatório fraturado.


Locais com geologia semelhante devem ser bons alvos para encontrar outras fontes naturais de hidrogênio. Clique aqui para o artigo da Science "A deep reservoir for hydrogen drives intense degassing in the Bulqizë ophiolite". Você precisa ser assinante para ter acesso total a este artigo.


De acordo com Geoffrey Ellis, geoquímico de petróleo do Serviço Geológico dos EUA, numa entrevista à National Geographic, a indústria petrolífera também nunca antes esteve à procura de hidrogênio, embora por vezes tenha se deparado com ele enquanto procurava depósitos de petróleo ou gás metano. “Eles não estavam interessados. Não era o que eles procuravam.” Então, “simplesmente não divulgaram, ou enterraram em algum relatório da empresa”.


Carbon Credits Markets - e o portal associado Hydrogen Markets (www.hydrogenmarkets.com) - já publicou sobre outras ocorrências naturais:




De acordo com o artigo da National Geographic, os caçadores de hidrogênio tendem a concentrar-se na geologia favorável, rochas vulcânicas ricas em ferro ou magnésio que, na presença de água quente, reagem e podem emitir hidrogénio. Esta reação pode criar uma “corrente natural” ou um “reservatório natural de hidrogênio”. O vazamento de um desses reservatórios foi aparentemente o caso da mina Bulqizë, na Albânia.


Clique na imagem abaixo para ver o artigo "Massive hydrogen reservoir discovered beneath an Albanian mine could be an untapped source of clean energy" da LiveScience.


E aqui está o artigo completo da National Geographic "The gas in this exploding mine is odorless, colorless—and could transform the world" mencionado acima. Inclui uma imagem LiDAR da costa da Carolina do Norte, com indicações circulares claras de gás hidrogênio vazando do subsolo.


O hidrogênio está cada vez mais em destaque. Amanhã, outro post a respeito.




Комментарии

Оценка: 0 из 5 звезд.
Еще нет оценок

Добавить рейтинг

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page