top of page

Da revista The New Yorker a Star Wars: como resolver os maiores desafios climáticos

Uma edição especial da The New Yorker dedicada a soluções climáticas.


Talvez porque hoje - 4 de maio - seja o Star Wars day, ao começar a ler o artigo, lembrei-me do texto azul estático de abertura da Saga, num céu negro repleto de estrelas: "Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante. ...".


Então, aqui está como os editores da The New Yorker começam:

"Não muito tempo atrás, notícias sobre o clima se concentravam em pequenos sinais de que grandes mudanças estavam por vir. As árvores estavam florescendo algumas semanas antes. As borboletas haviam se mudado para o norte. A areia da praia estava sendo lavada. Essas histórias eram necessárias, mas não suficientes; hoje, estamos mais propensos a relatar que as árvores estão queimando e as borboletas estão mortas. Quando a crise torna-se presente, como agora, e a janela para detê-la está se fechando, tudo o que podemos almejar é a ação."


Na verdade são 7 artigos, de diferentes autores:

  1. Uma câmera de segurança para o planeta. Um novo satélite para identificar as emissões de metano.

  2. A crise climática dá aos veleiros uma segunda chance. Uma tecnologia centenária pode ajudar a reduzir as emissões de navios de carga?

  3. Na Índia, a construção de uma das maiores fazendas solares do mundo. Poderia um ultra mega parque solar do tamanho de Manhattan ser um modelo para o mundo - ou uma advertência?

  4. Um escudo térmico para a calota polar. Os engenheiros devem proteger o gelo do Ártico revestindo-o com pequenas bolhas de vidro?

  5. Caso de otimismo climático e pragmatismo. Por um estrategista político veterano dos EUA.

  6. Ordem das Operações. A crise climática está cheia de problemas interconectados, alguns mais conectados do que outros.

  7. A grande escassez de eletricistas. Para a transição verde. Podemos treinar trabalhadores suficientes antes que o tempo acabe?


Clique na imagem abaixo para esta edição digital da The New Yorker (para não assinantes é permitido um número limitado de artigos gratuitos).


Para finalizar este post de hoje, Star Wars Day, mais dois artigos - de alguma forma - relacionando a Saga com as Mudanças Climáticas:


Este último artigo traz falas interessantes dos personagens, entre eles Darth Vader e Obi-Wan Kenobi, em "Uma Nova Esperança"

  • “A capacidade de destruir um planeta é insignificante perto do poder da Força.”

  • “Bem, a Força é o que dá poder a um Jedi. É um campo de energia criado por todos os seres vivos. Ela nos envolve e nos penetra; ele une a galáxia.”


Que a força esteja com você. #climatechange

#futuro

#StarWarsDay




 CARBON CREDIT MARKETS

« … car rien ne se crée, ni dans les opérations de l’art, ni dans celles de la nature, et l’on peut poser en principe que, dans toute opération, il y a une égale quantité de matière avant et après l’opération ; que la qualité et la quantité des principes est la même, et qu’il n’y a que des changements, des modifications. »

Antoine-Laurent De Lavoisier 1789, Traité élémentaire de chimie.

bottom of page