top of page

Da revista The New Yorker a Star Wars: como resolver os maiores desafios climáticos

Uma edição especial da The New Yorker dedicada a soluções climáticas.


Talvez porque hoje - 4 de maio - seja o Star Wars day, ao começar a ler o artigo, lembrei-me do texto azul estático de abertura da Saga, num céu negro repleto de estrelas: "Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante. ...".


Então, aqui está como os editores da The New Yorker começam:

"Não muito tempo atrás, notícias sobre o clima se concentravam em pequenos sinais de que grandes mudanças estavam por vir. As árvores estavam florescendo algumas semanas antes. As borboletas haviam se mudado para o norte. A areia da praia estava sendo lavada. Essas histórias eram necessárias, mas não suficientes; hoje, estamos mais propensos a relatar que as árvores estão queimando e as borboletas estão mortas. Quando a crise torna-se presente, como agora, e a janela para detê-la está se fechando, tudo o que podemos almejar é a ação."


Na verdade são 7 artigos, de diferentes autores:

  1. Uma câmera de segurança para o planeta. Um novo satélite para identificar as emissões de metano.

  2. A crise climática dá aos veleiros uma segunda chance. Uma tecnologia centenária pode ajudar a reduzir as emissões de navios de carga?

  3. Na Índia, a construção de uma das maiores fazendas solares do mundo. Poderia um ultra mega parque solar do tamanho de Manhattan ser um modelo para o mundo - ou uma advertência?

  4. Um escudo térmico para a calota polar. Os engenheiros devem proteger o gelo do Ártico revestindo-o com pequenas bolhas de vidro?

  5. Caso de otimismo climático e pragmatismo. Por um estrategista político veterano dos EUA.

  6. Ordem das Operações. A crise climática está cheia de problemas interconectados, alguns mais conectados do que outros.

  7. A grande escassez de eletricistas. Para a transição verde. Podemos treinar trabalhadores suficientes antes que o tempo acabe?


Clique na imagem abaixo para esta edição digital da The New Yorker (para não assinantes é permitido um número limitado de artigos gratuitos).


Para finalizar este post de hoje, Star Wars Day, mais dois artigos - de alguma forma - relacionando a Saga com as Mudanças Climáticas:


Este último artigo traz falas interessantes dos personagens, entre eles Darth Vader e Obi-Wan Kenobi, em "Uma Nova Esperança"

  • “A capacidade de destruir um planeta é insignificante perto do poder da Força.”

  • “Bem, a Força é o que dá poder a um Jedi. É um campo de energia criado por todos os seres vivos. Ela nos envolve e nos penetra; ele une a galáxia.”


Que a força esteja com você. #climatechange




Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page