top of page

COP27 e o Carbon Capture & Storage (CCS)

O Global CCS Institute, que esteve na COP27 no Egito na condição de observador, debatedor e promotor da captura de carbono, acaba de lançar um ótimo relatório, descrevendo as principais conclusões do encontro do ponto de vista da CCS, avaliando tanto a transição rumo às metas net zero quanto a política climática internacional.


Sobre a segunda sessão de diálogo técnico do Global Stocktake (GST), discussões de esclarecimento do papel da CCS nas transformações dos sistemas de energia, em abordagens holísticas e integradas, foram abordados os seguintes temas:

  • Os Estados Unidos discutiram o papel do CCS em sua recente lei de estímulos (Clique para saber mais a respeito)

  • A Arábia Saudita, representando os países em desenvolvimento com interesses semelhantes (1), discutiu o valor de CCS dentro de contextos econômicos nacionais e acesso à energia (Clique para outro artigo do blog)

  • A Noruega forneceu exemplos de projetos de CCS em andamento

  • Índia discutiu seus planos futuros para CCS

  • E os demais países em desenvolvimento expressaram interesse limitado (!) na CCS


Sobre o Artigo 6.4, criação de um mercado global de carbono supervisionado, as discussões continuarão em 2023. E sobre o Artigo 6.2, um workshop está programado para ocorrer até 30 de abril de 2023. O Artigo 6.2. inclui orientações relacionadas ao rastreamento e registro de ITMOs (Internationally Transferred Mitigation Outcomes), interoperabilidade, registro internacional, plataforma centralizada de contabilidade e relatórios, nomenclaturas, banco de dados, revisão por especialistas técnicos, treinamento, métricas, método para aplicar os ajustes correspondentes e o padrões digitais.


Segundo o relatório, como o CCS é cada vez mais apresentado nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) dos países em desenvolvimento, o papel da tecnologia na consecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável (SDGs) virá à tona. Espera-se que a COP 28 em Dubai resulte em mais ações em escala internacional para acelerar a implantação do CCS.


Clique na imagem abaixo para baixar o relatório completo (em inglês) de autoria da Consultora Sênior de Políticas sobre Mudanças Climáticas Internacionais do Instituto, Noora AlAmer.


(1) Algeria, Bangladesh, Bolivia, China, Cuba, Ecuador, Egypt, El Salvador, India, Indonesia, Iran, Iraq, Jordan, Kuwait, Malaysia, Mali, Nicaragua, Pakistan, Saudi Arabia, Sri Lanka, Sudan, Syria, Venezuela and Vietnam



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page