top of page

Carbon Majors: dados históricos dos maiores produtores mundiais de petróleo, gás, carvão e cimento.

Hoje é quarta-feira, 10 de abril de 2024.


O Carbon Majors Report foi lançado em abril de 2024 pela InfluenceMap, a partir de numa base de dados de emissões históricas cumulativas de 1854 a 2022. Estão abrangidos 122 dos maiores produtores mundiais de petróleo, gás, carvão e cimento.


Como verá, a produção está agrupada em três tipos: empresas pertencentes a investidores, empresas estatais e estados-nação.


Isso significa duas coisas, pelo menos:

  • os comparativos misturam países com empresas; e

  • economicamente, não é apresentada a perspetiva da demanda por petróleo, gás, carvão e cimento, apenas o lado da oferta.


Dizemos isso porque existem outras perspectivas, como as 10 empresas financeiras que “possuem metade de todas as emissões futuras de carbono”, como já foi relatado. Naquele post, pesquisadores da University of Waterloo, no Canadá, analisaram os chamados "Carbon Underground 200". Relembre.


Voltando ao Carbon Majors Report, revela que 70% das emissões de CO2 de combustíveis fósseis e de cimento desde a Revolução Industrial podem ser atribuídas a 78 entidades. E há várias outras conclusões interessantes no relatório.


Clique na imagem abaixo para ver um resumo e fazer o download.


O InfluenceMap consiste em uma Community Interest Company (CIC) sem fins lucrativos com sede no Reino Unido e uma instituição de caridade 501c3 com sede nos EUA.


Por último, mas não menos importante, aqui estão alguns outros posts do Carbon Credit Markets que podem ser de interesse:











Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page