Atualização COP27, menos de 24 horas para encerrar

A janela de tempo para alcançar um resultado positivol na COP27 está diminuindo a cada hora. Na manhã desta quinta-feira, uma minuta da decisão final foi publicada pela Presidência da COP27. No entanto, especialistas de ONGs disseram que o documento de 20 páginas ainda é muito preliminar. (clique aqui para este documento)


Os países permanecem divididos em várias questões importantes, incluindo financiamento climático para países mais pobres, financiamento de 'loss and damage', disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, na quinta-feira, instando as partes a enfrentar a urgência do momento e chegar a um acordo sobre soluções reais para resolver esse maior desafio da humanidade. Abaixo algumas outras de suas citações:


  • Fiquem e entreguem. “Há claramente uma quebra de confiança entre o Norte e o Sul e entre as economias desenvolvidas e emergentes. Não é hora de apontar o dedo. O jogo da culpa é uma receita para a destruição mutuamente assegurada”.

  • Ação por perdas e danos (loss & damage). “A maneira mais eficaz de reconstruir a confiança é encontrar um acordo ambicioso e confiável sobre perdas e danos e apoio financeiro aos países em desenvolvimento. O tempo de falar sobre finanças de perdas e danos acabou. Precisamos de ação.”

  • Renováveis: ‘a rampa de saída da estrada para o inferno’. “1,5 não deve ser simplesmente manter uma meta viva – trata-se de manter as pessoas vivas. Vejo a vontade de manter a meta de 1,5 – mas devemos garantir que o compromisso seja evidente no resultado da COP27”, disse ele, acrescentando que a atual expansão das empresas de combustíveis fósseis está “sequestrando a humanidade”.

  • Entregue o dinheiro. “Eles devem fornecer o apoio de que os países em desenvolvimento precisam para embarcar em um caminho de energia renovável e resiliente ao clima”

  • O tempo está passando. “Temos soluções acordadas à nossa frente – para responder a perdas e danos, para fechar a lacuna de emissões e entregar o financiamento”

  • Plenário do Povo. “Estamos todos conectados, humanos e não humanos… tudo é sagrado e o que foi criado não pode fazer parte de um mercado. Natureza é vida”


Clique abaixo para o artigo completo da UN News.



 CARBON CREDIT MARKETS

« … car rien ne se crée, ni dans les opérations de l’art, ni dans celles de la nature, et l’on peut poser en principe que, dans toute opération, il y a une égale quantité de matière avant et après l’opération ; que la qualité et la quantité des principes est la même, et qu’il n’y a que des changements, des modifications. »

Antoine-Laurent De Lavoisier 1789, Traité élémentaire de chimie.