top of page

Atualização COP27, menos de 24 horas para encerrar

A janela de tempo para alcançar um resultado positivol na COP27 está diminuindo a cada hora. Na manhã desta quinta-feira, uma minuta da decisão final foi publicada pela Presidência da COP27. No entanto, especialistas de ONGs disseram que o documento de 20 páginas ainda é muito preliminar. (clique aqui para este documento)


Os países permanecem divididos em várias questões importantes, incluindo financiamento climático para países mais pobres, financiamento de 'loss and damage', disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, na quinta-feira, instando as partes a enfrentar a urgência do momento e chegar a um acordo sobre soluções reais para resolver esse maior desafio da humanidade. Abaixo algumas outras de suas citações:


  • Fiquem e entreguem. “Há claramente uma quebra de confiança entre o Norte e o Sul e entre as economias desenvolvidas e emergentes. Não é hora de apontar o dedo. O jogo da culpa é uma receita para a destruição mutuamente assegurada”.

  • Ação por perdas e danos (loss & damage). “A maneira mais eficaz de reconstruir a confiança é encontrar um acordo ambicioso e confiável sobre perdas e danos e apoio financeiro aos países em desenvolvimento. O tempo de falar sobre finanças de perdas e danos acabou. Precisamos de ação.”

  • Renováveis: ‘a rampa de saída da estrada para o inferno’. “1,5 não deve ser simplesmente manter uma meta viva – trata-se de manter as pessoas vivas. Vejo a vontade de manter a meta de 1,5 – mas devemos garantir que o compromisso seja evidente no resultado da COP27”, disse ele, acrescentando que a atual expansão das empresas de combustíveis fósseis está “sequestrando a humanidade”.

  • Entregue o dinheiro. “Eles devem fornecer o apoio de que os países em desenvolvimento precisam para embarcar em um caminho de energia renovável e resiliente ao clima”

  • O tempo está passando. “Temos soluções acordadas à nossa frente – para responder a perdas e danos, para fechar a lacuna de emissões e entregar o financiamento”

  • Plenário do Povo. “Estamos todos conectados, humanos e não humanos… tudo é sagrado e o que foi criado não pode fazer parte de um mercado. Natureza é vida”


Clique abaixo para o artigo completo da UN News.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page