top of page

9 de setembro de 2023: Lançamento da Aliança Global para Biocombustíveis.

Sub-grupo de países do G20 anunciou ontem o lançamento da Aliança Global para Biocombustíveis.


Índia. “Um divisor de águas na busca pela sustentabilidade e energia limpa”, de acordo com press release do Governo. Inclui uma postagem no X (ex-Twitter) com entusiasmado vídeo de 1 minuto. A Índia atualmente ocupa a presidência da Cúpula do G20.


Estados Unidos. "Parcerias inovadoras como parte de um esforço global para combater as alterações climáticas... progresso no nosso compromisso comum de implementar combustíveis mais limpos e verdes em todo o mundo... que estes permaneçam acessíveis e sejam produzidos de forma sustentável" conforme press release da Casa Branca.


Brasil. Ótima notícia. Desde a década de 70 o Brasil desenvolveu o chamado motor flex, que pode funcionar com 100% etanol, ou 100% gasolina, ou qualquer mistura dos dois. Atualmente, 80% da frota brasileira de veículos possui motorização flex, com mais de 40 milhões de carros vendidos nos últimos 20 anos. Além da gasolina no Brasil já ter 27,5% de etanol misturado. E pode chegar a 30% em breve.


Segundo o primeiro-ministro indiano, em artigo do The Times of India, “a proposta é uma iniciativa a nível global para aumentar a mistura de etanol na gasolina até 20%”. Clique na imagem abaixo para a matéria completa.


Os membros fundadores da Aliança Global para Biocombustíveis, além de Brasil, Índia e Estados Unidos, são Argentina, Itália, Ilhas Maurício e Emirados Árabes Unidos. Bangladesh e Singapura já participaram como observadores e mais países devem entrar na Aliança em breve.


Clique aqui para nossos artigos relacionados ao etanol.

Fique de olho também na relação etanol – hidrogênio.


Por último, relembre nosso post de 2021 “Índia busca flex-fuel e etanol”.


E junte-se a nós na alegria em ver que o blog Carbon Credit Markets tem seguindo na direção certa.


#india

#brasil #brazil

#unitedstates

#ethanol



 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page