top of page

Update: Créditos de Carbono, Brasil e Innovate4Climate Conference 2023, Espanha

Bilbao, Espanha. De hoje a quinta-feira 25, começa o Innovate4Climate Conference 2023 (I4C), um dos maiores eventos mundiais sobre o clima, além da própria COP. Este ano, o I4C se concentrará em três tópicos principais:

  • Finanças Climáticas

  • Mercados de Carbono e

  • Transição Justa


Os governos da Espanha e da Alemanha, a UNCC, a IETA e o World Bank Group são entre os anfitriões e apoiadores. Carbon Credit Markets participará online de várias sessões, e havendo novidades, compartilharemos. Veja aqui o portal da conferência I4C.


Brasil. Como devem ter visto ontem, o decreto 11.075/22 que criava o mercado regulado de crédito de carbono no Brasil será revogado pelo governo. Ainda não se sabe se algum de seus elementos, como os Planos Setoriais e o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Sinare), serão aproveitados no novo projeto de lei. Segundo fontes, o governo vai buscar a complementaridade entre os mercados regulado e voluntário de crédito de carbono.


Seria então prudente, por hora, rever algumas publicações básicas que ajudaram no "advocacy" até agora, como as publicações do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Trata-se de associação civil sem fins lucrativos com mais de 104 grupos empresariais, que desde 1997 vem promovendo questões de sustentabilidade por meio da articulação junto à sociedade civil e governos. Veja abaixo algumas de suas publicações:

  • Nota Técnica: Ampliação da Integridade Climática do Mercado Voluntário de Carbono (2022)

  • Reposicionando o Brasil na Regulamentação do Artigo 6 do Acordo de Paris (2021)

  • Mercado de Carbono – Marco Regulatório (2021)

  • Mercado de Carbono – Guia CEBDS (2021)

  • Nota Técnica – Visão Geral dos Mercados de Carbono (2020)

  • Precificação de Carbono – O que você precisa saber (2018)


Clique na imagem abaixo para a a lista completa de todas as publicações da CEBDS, que vão além dos créditos de carbono, muito além.


Vale também relembrar o que o Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria Rodrigo Rollemberg disse em entrevista a O Globo em 8 de maio de 2023 sobre a regulamentação do mercado de carbono brasileiro (post no LinkedIn).





コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page