Um país pode imprimir dinheiro, mas não pode imprimir água (mas pode importar soja, “virtual water”)

Enquanto o mundo espera ver os desdobramentos da COP27, aqui estão mais notícias relacionadas ao clima do nosso Planeta A, a Terra que passou de uma população de 2 bilhões em 1950 para 8 bilhões esta semana.


Um relatório do Baker Institute for Public Policy da Rice University analisou recentemente a seca recorde da China neste verão de 2022 e as possíveis consequências para a segurança alimentar global, mercados de energia e cadeias de suprimentos. Aqui estão alguns destaques:


  • Água. A economia da China consome 14 milhões de barris de petróleo bruto por dia, enquanto seu consumo médio diário de água é 700 vezes maior, 10 bilhões de barris. Os satélites da NASA que medem anomalias gravitacionais agora sugerem aquíferos esgotados em partes do país. Um problema de geografia da água.

  • Alimentos. Como partes do país sofreram uma perda de safra de 33% devido à seca, a China potencialmente precisaria importar aproximadamente 20% da produção de milho “comercializável” em todo o mundo e mais de 13% do trigo comercializável globalmente.

  • Eletricidade. Apesar do investimento significativo em energia renovável, aproximadamente 60% da eletricidade é gerada a partir do carvão e quase 20% de fontes hidrelétricas. Além disso, as usinas movidas a carvão requerem quantidades substanciais de água para resfriamento.

  • Carvão. A maior parte das usinas de carvão está em regiões consideradas com estresse hídrico. E se sobrepõe com as principais regiões agrícolas.

  • Cadeia de fornecimento global. A China é, por uma margem significativa, a maior produtora mundial de alumínio, ferro-silício, chumbo, magnésio, manganês, zinco e a maioria dos terras raras e muitos outros metais e materiais especiais. Isso mostra o potencial do impacto nos esforços da transição energética global.

  • Sem “balas de prata”. Um país pode imprimir dinheiro, mas não pode imprimir água.

  • “Água Virtual”. Na forma de importações agrícolas, como a soja, por exemplo.

  • Poços Secos. Um problema “grande demais para deixar acontecer” ? Ou “Não grande demais para consertar”? Impactando a agricultura em outros grandes países como Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Rússia, Ucrânia e Estados Unidos ?


Clique na imagem abaixo para ver o relatório completo. E aqui para o nosso post sobre Rios Aéreos e sua relação com as Florestas Tropicais, tão importantes para manter água doce - suficiente - na terra. E alimentar aquíferos e águas subterrâneas.


Conforme indicado no relatório, uma determinada molécula de água pode alimentar uma plantação de trigo ou arroz, girar uma turbina hidrelétrica, resfriar o condensador de uma usina termelétrica ou matar a sede de um ser humano. Mas não pode fazer mais de um deles simultaneamente. E geralmente compete com as outras.



 CARBON CREDIT MARKETS

« … car rien ne se crée, ni dans les opérations de l’art, ni dans celles de la nature, et l’on peut poser en principe que, dans toute opération, il y a une égale quantité de matière avant et après l’opération ; que la qualité et la quantité des principes est la même, et qu’il n’y a que des changements, des modifications. »

Antoine-Laurent De Lavoisier 1789, Traité élémentaire de chimie.