top of page

Um país pode imprimir dinheiro, mas não pode imprimir água (mas pode importar soja, “virtual water”)

Enquanto o mundo espera ver os desdobramentos da COP27, aqui estão mais notícias relacionadas ao clima do nosso Planeta A, a Terra que passou de uma população de 2 bilhões em 1950 para 8 bilhões esta semana.


Um relatório do Baker Institute for Public Policy da Rice University analisou recentemente a seca recorde da China neste verão de 2022 e as possíveis consequências para a segurança alimentar global, mercados de energia e cadeias de suprimentos. Aqui estão alguns destaques:


  • Água. A economia da China consome 14 milhões de barris de petróleo bruto por dia, enquanto seu consumo médio diário de água é 700 vezes maior, 10 bilhões de barris. Os satélites da NASA que medem anomalias gravitacionais agora sugerem aquíferos esgotados em partes do país. Um problema de geografia da água.

  • Alimentos. Como partes do país sofreram uma perda de safra de 33% devido à seca, a China potencialmente precisaria importar aproximadamente 20% da produção de milho “comercializável” em todo o mundo e mais de 13% do trigo comercializável globalmente.

  • Eletricidade. Apesar do investimento significativo em energia renovável, aproximadamente 60% da eletricidade é gerada a partir do carvão e quase 20% de fontes hidrelétricas. Além disso, as usinas movidas a carvão requerem quantidades substanciais de água para resfriamento.

  • Carvão. A maior parte das usinas de carvão está em regiões consideradas com estresse hídrico. E se sobrepõe com as principais regiões agrícolas.

  • Cadeia de fornecimento global. A China é, por uma margem significativa, a maior produtora mundial de alumínio, ferro-silício, chumbo, magnésio, manganês, zinco e a maioria dos terras raras e muitos outros metais e materiais especiais. Isso mostra o potencial do impacto nos esforços da transição energética global.

  • Sem “balas de prata”. Um país pode imprimir dinheiro, mas não pode imprimir água.

  • “Água Virtual”. Na forma de importações agrícolas, como a soja, por exemplo.

  • Poços Secos. Um problema “grande demais para deixar acontecer” ? Ou “Não grande demais para consertar”? Impactando a agricultura em outros grandes países como Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Rússia, Ucrânia e Estados Unidos ?


Clique na imagem abaixo para ver o relatório completo. E aqui para o nosso post sobre Rios Aéreos e sua relação com as Florestas Tropicais, tão importantes para manter água doce - suficiente - na terra. E alimentar aquíferos e águas subterrâneas.


Conforme indicado no relatório, uma determinada molécula de água pode alimentar uma plantação de trigo ou arroz, girar uma turbina hidrelétrica, resfriar o condensador de uma usina termelétrica ou matar a sede de um ser humano. Mas não pode fazer mais de um deles simultaneamente. E geralmente compete com as outras.



Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page