top of page

Turbinas eólicas verticais para gerar energia a partir dos veículos que passam.

Hoje é quinta-feira, 2 de maio de 2024


Você provavelmente já sentiu o ar fluindo, o vento causado pela passagem de um veículo, certo? Como um ônibus em uma estrada ou um trem em um túnel.


E se dispositivos semelhantes a hélices fossem instalados ao longo das estradas e nos túneis, para gerar energia a partir desse fluxo de ar?


Na verdade, essas ideias de colocar turbinas eólicas próximas às rodovias ou de usar turbinas eólicas de eixo vertical, conhecidas como VAWT, não são novas. Mas seguem em evolução acelerada.


Aqui estão duas iniciativas, uma na Turquia e outra no Brasil (fique à vontade para comentar e compartilhar outros casos).


Na Turquia, existe uma turbina vertical desenvolvida pela Universidade Técnica de Istambul e pela empresa de tecnologia Devecitech, instalada ao longo das estradas para aproveitar o vento gerado pelos veículos que passam. E absorver energia solar ao mesmo tempo. “A primeira turbina eólica vertical inteligente projetada para coletar tanto a energia do vento natural quanto a gerada pela passagem dos veículos”. Esta turbina é chamada de Enlil, em homenagem a um antigo deus mesopotâmico associado ao vento, ao ar, à terra e às tempestades. Gera aproximadamente 1kW/h.


O outro caso vem do Brasil, onde uma turbina vertical semelhante está sendo testada para implantação nos túneis do metrô da cidade de São Paulo. A turbina foi desenvolvida pela startup Vento VAWT, incubada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Testes mostraram que pode gerar cerca de 800 quilowatts por dia. Sobre essa iniciativa, aqui está um artigo do portal MetrôCPTM e outro do LinkedIn, por Júlio Castiglioni, presidente da Companhia Metropolitana de São Paulo.


Clique aqui para acessar o portal Devecitech e saber mais sobre a turbina Enlil na Turquia e na imagem abaixo para um vídeo e mais fotos.


Encontramos também outros artigos com estudos e projetos semelhantes sobre o desenvolvimento e aplicação desses tipos de turbinas.


Apesar das vantagens e desvantagens, a movimentação dos veículos, sua energia cinética, pode tornar-se um recurso valioso para a geração de eletricidade, numa relação simbiótica entre transporte, energia e vida urbana.


É por isso que citamos Lavoisier em nosso portal Carbon Credit Markets.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page