top of page

Transparência é fundamental quanto ao uso de créditos de carbono. MSCI.

Hoje é quinta-feira, 20 de junho de 2024.


Este é o título de uma matéria (em inglês) do MSCI de 28 de maio de 2024, escrita por Ben St. Laurent, Jamie Saunders e Laura Buenaventura.


“A divulgação da utilização de créditos de carbono está se tornando cada vez mais importante tanto para as empresas como para os investidores – mas também está ficando cada vez mais complicada”.


Já pensou que, à medida que este mercado evolui sem consenso internacional, poderá haver as mesmas emissões sendo compensadas duas vezes por duas empresas na mesma cadeia de valor?


Uma situação como essa torna-se relevante quando se trata de emissões de Escopo 3, especialmente depois dos rumores que surgiram da Science Based Targets Initiative (SBTi) há algumas semanas.


Além disso, o MSCI indica que “apenas cerca de metade do mercado revela os nomes (e/ou IDs exclusivos) dos projetos que geraram os créditos de carbono que estão sendo utilizados”.


No geral, em termos de transparência e requisitos de relatórios, o MSCI cita diversas referências, por exemplo, o Integrity Council for the Voluntary Carbon Market (ICVCM) Core Carbon Principles (CCPs), a Taskforce on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), o International Sustainability Standards Board (ISSB) e uma infinidade de padrões de divulgação específicos de cada país, tanto regulatórios quanto voluntários.


Além do fato destas obrigações estarem se tornando cada vez mais comuns e variadas entre jurisdições. Um grande desafio para as organizações multinacionais.


Sem mencionar que a exigência de reporte sobre a utilização de créditos de carbono pelas empresas aplica-se também às instituições financeiras que nelas investem.


Clique na imagem abaixo para ler mais no artigo original do MSCI.





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page