O Climate Science Special Report (CSSR) foi publicado pela primeira vez em 2017. Ainda assim, várias informações e gráficos que circulam atualmente, relacionam-se e são derivados deste relatório. Sua produção foi supervisionada pelo U.S. Global Change Research Program (USGCRP) para ser uma avaliação científica das mudanças climáticas e para servir de base para os esforços para avaliar os riscos relacionados ao clima, em apoio a tomada de decisões. Cada um dos 15 capítulos avalia o estado da ciência para um aspecto particular da mudança climática e seus impactos físicos: gases de efeito estufa, partículas, temperaturas, precipitação, secas, inundações, incêndios florestais, tempestades extremas, mudanças oceânicas, uso da terra, biogeoquímica terrestre .
Você pode clicar aqui para ir direto para as três principais conclusões do Capítulo 2: Fatores Físicos das Mudanças Climáticas:
As atividades humanas continuam a afetar significativamente o clima da Terra, alterando fatores que alteram seu equilíbrio radiativo.
Os aerossóis causados pela atividade humana desempenham um papel profundo e complexo no sistema climático através de efeitos radiativos na atmosfera e nas superfícies de neve e gelo e através de efeitos na formação e propriedades das nuvens.
O sistema interligado Terra-atmosfera-oceano inclui vários processos de feedback positivo e negativo que podem fortalecer (retro-alimentação positiva) ou enfraquecer (retro-alimentação negativa) as respostas do sistema às influências humanas e naturais.
Clique na imagem abaixo para acessar o relatório completo ou capítulos individuais de seu interesse.
Estrutura de modelagem conceitual simplificada para o sistema climático, conforme implementado em muitos modelos climáticos (Cap. 4: Projeções). Os componentes de modelagem incluem agentes, processos de retro-alimentação, processos de absorção de carbono e de equilíbrio radiativo. As linhas indicam interconexões físicas (linhas sólidas) e caminhos de feedback (linhas tracejadas). As principais mudanças (caixas azuis) levam a impactos climáticos (caixa vermelha) e retro-alimentação. (Fonte da figura: adaptado de Knutti e Rugenstein 2015).
Commentaires