top of page

Temperaturas mais altas: água racionada e vida humana em lugares sem condições

Temperaturas recordes mais altas e eventos climáticos extremos no hemisfério norte estão chegando às manchetes dia após dia.


Mas não é realmente uma surpresa para os cientistas. A academia - e até mesmo um presidente americano dos anos 70 (foto abaixo) - vem relatando isso há décadas.


Mais recentemente os cientistas atmosféricos estão dizendo que, além da mudança climática causada pelo homem pela queima de combustíveis fósseis, e outros fenômenos como a redução gradual do albedo da Terra, temos agora o El Niño aquecendo o Oceano Pacífico. Tradicionais regiões de temperaturas amenas parecem “áreas tropicais”. Mas o que há de especial no El Niño agora? Veio meses antes, com condições de “crescer mais”. Além disso, com a baixa recorde do gelo no Ártico, Antártida e geleiras em todo o mundo, reduzindo os “contrapesos” da atmosfera. Ou “defesas” em relação ao status quo das condições de vida humana.


O aumento da temperatura pode fazer com que bilhões vivam em lugares inadequados à vida humana.


É o que indica o novo estudo climático “Quantifying the human cost of global warming” publicado pela Nature Sustainability. Mais 2,7 °C no aquecimento até 2100, deixaria 22% da população mundial fora do chamado nicho climático humano, onde a temperatura média anual seria superior a 29 °C (84 °F), portanto sem condição de vida confortável.


O calor também está ligado a adversidades na educação, na gravidez, produtividade do trabalho, colheitas e desempenho cognitivo. Também são observados aumentos da mortalidade, conflitos, discurso de ódio, migração e propagação de doenças infecciosas.


Poderia a Sibéria - conhecida por seu clima frio rigoroso - se tornar uma nova fronteira agrícola? Quem sabe.


A propósito, outro estudo da Science mostra redução drástica dos maiores lagos do mundo. Segundo os pesquisadores, devido ao aumento da evaporação e consumo humano, enquanto a sedimentação cresce afetando os reservatórios.




Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page