“State of the World”: GZERO Summit no Japão

Dois dias atrás, na manhã de 27 de setembro em Tóquio, o Eurasia Group e o presidente da GZERO Media, Ian Bremmer*, deram início ao GZERO Summit 2022 com seu discurso anual “State of the World”. Temas de "ordem" como economia, segurança e digitalização foram compartilhados com o público para reflexão e debate. E as questões climáticas também foram destacadas.


Segundo ele, a “ordem climática global” já se tornou multipolar e multissetorial de maneiras que devem nos dar mais confiança e resiliente frente a nosso futuro”. Os europeus “tem dado o tom na criação de regras e na definição de modelos de governança e funcionamento da sociedade no mundo pós-carbono ”, observou.


Também foi interessante ouvir que "ainda que os danos à atmosfera da Terra tenham sido até agora um produto do desenvolvimento industrial na Europa e na América", o protagonismo agora está com os países em desenvolvimento, nominalmente China e Índia, que desempenharão o principal papel na determinação do nível de emissões de carbono nas próximas décadas.


Clique para assistir (em inglês) este ótimo vídeo “State of the World”. O tópico "The Climate Order" começa no final, com 40'05".


* Ian Arthur Bremmer (nascido em 12 de novembro de 1969) é um cientista político americano e autor com foco em risco político global.


 CARBON CREDIT MARKETS

« … car rien ne se crée, ni dans les opérations de l’art, ni dans celles de la nature, et l’on peut poser en principe que, dans toute opération, il y a une égale quantité de matière avant et après l’opération ; que la qualité et la quantité des principes est la même, et qu’il n’y a que des changements, des modifications. »

Antoine-Laurent De Lavoisier 1789, Traité élémentaire de chimie.