top of page

Sobre a indústria de reciclagem de baterias: casos da Europa e do Brasil

Atualmente, o setor de reciclagem de baterias foca principalmente no cobalto. Mas, à medida que as tecnologias evoluem com novos materiais, mudanças representam oportunidades. Atualmente as quantidades de metais necessárias para uma única bateria de íons de lítio de um veículo elétrico (EV) são cerca de 8 kg de lítio, 35 kg de níquel, 20 kg de manganês e 14 kg de cobalto (*).


Vejamos a reciclagem de baterias de íon-lítio da uma perspectiva de uma região onde os EV já fazem parte do cotidiano, a Europa. E outra o Brasil, onde esse tipo de bateria atualmente referem-se mais aos telefones celulares (já que a maior parte da frota brasileira de carros roda "flex" com etanol).


De acordo com a EY, até 2025 as baterias usadas devem representar 0,2 milhão de toneladas por ano (mtpa), aumentando para 1,4 mtpa até 2035. Essa tendência devido ao fim de suas vidas úteis. Atualmente, a capacidade de reciclagem da Europa é inferior a 0,04 mtpa (com capacidade de recuperação limitada a alguns materiais) – isso é 5x menos capacidade do que o necessário até 2025.


Clique na imagem abaixo para ver um artigo da EY intitulado "10 ways to help build a thriving battery recycling industry in Europe".


Sobre o Brasil, nos referimos à empresa Energy Source, que já reciclou cerca de 500 toneladas de baterias com tecnologia local, incorporando materiais de volta ao ciclo produtivo e contribuindo para o processo de eletrificação do país. Suas soluções atuais são "second-life", soluções energéticas, reparação de baterias e a própria reciclagem (com 85% de eficiência). A empresa também possui um processo de descarte baseado em QRCode para monetizar cada quilo de lítio descartado com eles. Clique aqui para saber mais.


Conforme indicado pela Nature (*), a história das velhas baterias (tóxicas) de chumbo-ácido — aquelas que dão partida nos carros "tradicionais" — dá motivos para otimismo. Ao longo de décadas, uma indústria eficiente desenvolveu-se para tê-las recuperadas e recicladas a um nível de 98%. Dada a tecnologia atual, esta seria uma boa meta para reciclagem das baterias de íon-lítio.



*Ref. nosso artigo de setembro de 2021 "Carros elétricos precisam de baterias verdes"




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page