top of page

SAE Brasil 2023: bioenergia, Brasil e a Era do hidrogênio.

Quinta-feira, 26 de outubro de 2023.


Hoje trataremos de mais um interessante painel do 30º Congresso SAE BRASIL.


Painel: Bioenergia e o posicionamento do Brasil no debate da transição energética.


Vejamos algumas informações apresentadas por Guilherme Nastari da Datagro:


(1) Perspectiva enorme de expansão mundial do etanol: milho, etanol 2G, recuperação solos degradados.


(2) Novos usos do etanol: hidrogênio (reforma), Sustainable Aviation Fuel (alcohol-to-jet), etileno (desidratação).


(3) Integração das cadeias produtivas da cana-de-açucar brasileira: áreas de renovação (amendoim, soja e milho), bagaço hidrolisado e levedura (engorda e leite) e como fonte energia outros setores (cerâmica, fecularia, laranja), etc.


(4) Entre 1975 e 2022 a área cultivada no Brasil com grãos dobrou, indo de 37,3 para 76,6 milhões de hectares. E a produção de grãos multiplicou por quase 7 indo de 46,9 para 317,5 milhões de toneladas (fonte: CONAB). Como referência nossa, no mesmo período dobrou a população mundial, assim como a brasileira.


(5) Desde 1990 a área ocupada com pastagens reduziu cerca de 15%, de 192 para 162 milhões de hectares. Produtividade subiu de 1,7 para 4,5 arrobas por hectare por ano.


(6) Exemplos comparativos da infraestrutura de abastecimento / recarga e autonomia: (a) veículo híbrido flex: 41,8 mil postos, menos de 5 minutos para abastecer, 450km de autonomia etanol; (b) veículo 100% elétrico: 3,3 mil postos de carga, 7 horas para carregar, 230km de autonomia.


(7) Relatório 2022 da Japan Automobile Manufacturers Association: Necessária utilização de combustíveis neutros em carbono simultaneamente à eletrificação, tanto em países desenvolvidos quanto e desenvolvimento.


(8) Hidrogênio: "etanol e biometano podem ser entendidos como hidrogênio envelopado na forma de combustíveis práticos, fáceis, seguros, eficientes e econômicos de capturar, armazenar e distribuir". (H sendo hidrogênio, e C carbono, gasolina tem 1,62 H para cada C, etanol 3 H para cada C e biometano 4 H para cada C).


(9) Etanol é um excelente carregador de hidrogênio. Um caminhão tanque com 45 mil litros de hidrogênio comprimido estaria levando o equivalente a 1.500 kg de hidrogênio. Se os 45 mil litros fossem de amônia, 4.700 kg de hidrogênio. Já 45 mil litros de etanol levam o equivalente a 7.700 kg de hidrogênio.


O último slide de Guilherme conclui: "Estamos caminhando em direção à Era do Hidrogênio!".




コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page