top of page

Quatro nações da UE pedem o fim gradual da venda dos veículos pesados ​​à combustão

Holanda, Bélgica, Dinamarca e Luxemburgo pedem à Comissão Europeia (UE) que estabeleça uma data final para novos caminhões e ônibus com motores de combustão. Esse impulso vem antes dos padrões mais rígidos de CO2 para veículos pesados ​​(HDV) previstos para fevereiro e ecoa sentimentos semelhantes de alguns na indústria.


Recordando, para novos veículos de passageiros e comerciais leves, a UE já tinha decidido sobre o fim dos motores à combustão a partir de 2035.


Um número crescente de fabricantes europeus no segmento de veículos pesados ​​já assumiu compromissos públicos para produção de veículos de emissão zero em breve. A tecnologia está aí.


Na visão dos quatro países, para ser consistente com a European Climate Law e para apoiar os Estados membros a alcançar suas metas Effort Sharing Regulation (ESR), a proposta deve conter três elementos principais:

  1. Uma meta de 100% de emissão zero para novos HDVs na UE, de acordo com o objetivo da UE de neutralidade climática até 2050.

  2. Uma meta reforçada para 2030, com base nas ambições expressas por OEMs pioneiros e proprietários de frotas.

  3. Aplicação das normas de CO2 a mais categorias de veículos do que as abrangidas pelo âmbito atual. As atuais metas de redução de CO2 são aplicáveis ​​apenas a uma pequena parcela dos veículos de carga na estrada, deixando quase 35% das emissões fora do escopo.


Há algumas semanas, os Estados Unidos (EUA) também divulgaram seu plano para descarbonizar seu setor de transporte . Lembrando, o blueprint dos EUA categoriza as iniciativas em termos de oportunidades de longo prazo e aponta duas entre as maiores:

  • veículos leves elétricos

  • caminhões pesados ​​de longo distância movidos a hidrogênio


No ano passado, os membros do Parlamento Europeu propuseram que, até 2026, os postos de carregamento elétrico para carros teriam que ser implantados pelo menos a cada 60 km ao longo das principais estradas da UE e a cada 100 km para postos de abastecimento de hidrogênio.


A proposta da Comissão Europeia, prevista para fevereiro como parte do novo Green Deal , substituirá a atual exigência da UE de que os fabricantes garantam uma redução de 30% nas emissões de CO2 até 2030 em comparação com os níveis de 2019/2020.


Clique na imagem abaixo para ler o comunicado destes quatro países da UE . E aqui você pode ler "Trends in electric heavy-duty vehicles" pela International Energy Agency.





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page