top of page

Qual o impacto ambiental de cada material de construção?

Com a ideia de evidenciar o impacto ambiental dos materiais de construção mais comuns, considerando as fases da extração da matéria-prima, transporte e manufatura, o Centre for Industrialised Architecture (CINARK) da Royal Danish Academy, desenvolveu uma ferramenta interativa muito interessante: a Pirâmide dos Materiais de Construção. Através de uma linguagem clara e intuitiva, a ferramenta digital torna possível comparar, por exemplo, os impactos de matérias-primas de forma que o projetista possa ter ciência de cada decisão de especificação de materiais ou produtos em um projeto. A ferramenta permite inclusive selecionar diferentes impactos:

  1. Potencial de Aquecimento Global (Global Warming Potential - GWP)

  2. Potencial de destruição da camada de ozônio (Ozone depletion potential - ODP)

  3. Formação de Ozônio Troposférico (Photochemical Ozone Creation Potential - POCP)

  4. Potencial de Acidificação (Acidification Potential - AP) e

  5. Potencial de Eutrofização (Eutrophication Potential - EP).


Interessante, não ? Clique na imagem para um artigo da Engenharia Compartilhada, inclusive exemplificando cada uma dessas 5 categorias e clique aqui para navegar e fazer comparações de seus projetos na diretamente na ferramenta da CINAR


 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page