top of page

Quais países têm mais florestas? Quem está interessado em créditos de carbono NbS?

Hoje é segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024.


Floresta tropical amazônica, pulmão do mundo? E o principal sumidouro de carbono? Mas e outros tipos de florestas, como a boreal? Sem falar nos manguezais, tema do nosso post da última quinta-feira.


Tire suas próprias conclusões depois de ler nossa análise abaixo sobre um excelente novo infográfico lançado pela Visual Capitalist, com dados de 2021 provenientes do Banco Mundial.


% da área florestal mundial total:

  • 20,1% Federação Russa (um quinto de toda a área florestal do mundo!)

  • 12,3% Brasil

  • 8,6% Canadá

  • 7,7% Estados Unidos

  • 5,5% China


Estes países juntos representam, portanto, perto de 55% das florestas mundiais, cerca de 40.449.474,7 km2.


Considerando que a floresta amazônica se extende pelo Brasil e mais oito países, se fosse um país único atingiria cerca de 16,4%. Como tal, ainda menor que as florestas boreais de temperaturas mais frias da Federação Russa, compostas por espécies de árvores como pinheiro e carvalho, por exemplo.


O artigo indica que "em países como Bahrein e Kuwait, áreas de extrema aridez onde as florestas não ocorrem naturalmente, as florestas plantadas pelo homem representam toda a cobertura florestal. Mas mesmo em grande parte da Europa, as florestas plantadas superam largamente naturais, indicando quanto desmatamento ocorreu no continente nos últimos três séculos, agora sendo revertido de forma constante. Na China, cuja cobertura florestal nas últimas três décadas aumentou o equivalente ao tamanho da Noruega, quase 40% das florestas são plantadas".


Já reportamos enormes esforços em regiões áridas, não só em termos da plantação de bilhões de árvores (por exemplo, a Saudi Green Initiative), mas também na semeadura de nuvens para chuva, como nos Emirados Árabes Unidos ou mesmo na China.


Clique na imagem abaixo para ver o artigo completo no Visual Capitalist, de Pallavi Rao e Sam Parker. Aliás, a imagem indica mais informações interessantes, como por exemplo a concentração de eucaliptos na Austrália, uma ávore com "casca extremamente inflamável", e a questão da indústria do óleo de palma na Indonésia.


Sobre a fonte de informação do Banco Mundial, clique aqui. Você poderá ver tendências de cobertura florestal por país e agrupadas. Por exemplo, 67% estão localizados em países de renda média, 7% em países pobres e 26% em países ricos. Um grande desafio em termos de desigualdade, especialmente considerando a informação dos autores de que a cobertura florestal da Terra caiu 20 milhões de km2 desde a última era glacial, e que metade da perda ocorreu desde o ano 1900 devido à expansão da agricultura e da industrialização.


Você também pode consultar estes outros posts, um deles também baseado em outro artigo do Visual Capitalist:




Por último, esta semana postaremos sobre como você pode acessar informações públicas sobre projetos de crédito de carbono bem como sobre os grandes emissores. Fique ligado e cadastre-se.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page