top of page

PwC Canadá: ênfase crescente em fatores não financeiros ESG em M&A

O novo relatório divulgado em 27 de fevereiro começa:


"Questões ambientais, sociais e de governança (ESG) estão transformando a forma como os negócios estão sendo feitos. Apenas alguns anos atrás, a sustentabilidade ambiental e as disparidades sociais eram em grande parte as preocupações de partes interessadas ativistas e reguladores com visão de futuro. Agora, esses tópicos estão amadurecendo em um conjunto de critérios de due diligence ESG com implicações importantes em todo o cenário de fusões e aquisições (M&A), desde a obtenção de financiamento até a realização de aquisições, desinvestimentos e IPOs. À medida que a conversa sobre due diligence muda de puramente sobre risco e impacto financeiro para incluir uma gama mais ampla de prioridades e métricas não financeiras, os negociadores precisam acelerar e atualizar seus processos com alguma urgência."


Miriam Pozza, líder global de negócios ESG, sócia, PwC Canadá e equipe identificaram seis bandeiras vermelhas no cenário de fusões e aquisições que os negociadores precisam estar cientes. Ao contrário dos red flags que impedem que um negócio aconteça, as orange flags sinalizam que os negociadores devem seguir etapas cuidadosas para limitar o risco e aumentar o valor. Os orange flags seriam:

  • Marketing antiético. Mensagens inconsistentes com a realidade.

  • Riscos reputacionais. Acusações de “greenwashing”, falhas regulatórias, mídia negativa, perda de receita e de confiança do consumidor.

  • Alto risco nas cadeias de suprimentos. Vulnerabilidades, incluindo questões geopolíticas.

  • Funcionários desengajados. "A voz da legitimidade das credenciais ESG de uma empresa".

  • Negócios transformacionais que não geram resultados mais amplos. Os modelos de negócios de M&A realmente precisam apoiar a transição ESG.

  • Divulgações não financeiras inadequadas. Transparência e validade dos dados.


O tema da dupla materialidade também é mencionado:

  1. materialidade financeira, atividade que tem efeito nos fluxos de caixa ou no valor contábil da empresa, e

  2. materialidade do impacto, atividades que afetam as pessoas e o meio ambiente, seja direta ou indiretamente

Clique na imagem abaixo para ler este relatório da PwC.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page