top of page

PwC: alterações climáticas como pressão mais importante na reinvenção dos CEOs.

Hoje é quarta-feira, 27 de março de 2024.


45% dos CEO acreditam que a sua empresa não será viável dentro de dez anos se permanecer no caminho atual.


Este é o primeiro destaque da 27ª Pesquisa Anual Global com CEOs da PwC, que resume as respostas de mais de 4.700 CEOs.


A palavra “clima” aparece cerca de 50 vezes neste relatório de 29 páginas, incluindo na seguinte frase:


“Entre as megatendências que pressionam os CEO para se reinventarem, nenhuma é mais importante do que as alterações climáticas”.


A PwC indicou estar "surpresa ao saber como poucos CEOs reconhecem obstáculos em busca de um grande impacto. Por exemplo... apenas 26% dos CEOs descreveram a falta de apoio do Conselho ou da equipe de gestão como uma restrição moderada ou maior, quando se trata de descarbonizar o modelo de negócio da empresa".


Além disso, como indicado no relatório, "Quatro em cada dez CEOs relatam que aceitaram taxas de retorno mínimas mais baixas para investimentos ecológicos do que para outros investimentos - na maioria dos casos, entre um e quatro pontos percentuais mais baixas. Esta é uma evidência clara de que alguns CEOs estão dispostos a fazer compromissos complexos enquanto se esforçam para aumentar a sustentabilidade dos seus negócios".


Dentre outras conclusões importantes da pesquisa, citamos:

  • O ímpeto para reinventar está se intensificando, com a pressão crescente da tecnologia, das alterações climáticas e de quase todas as outras megatendências que afetam os negócios globais.

  • Os CEOs de empresas menores, mais do que seus homólogos de grandes empresas, sentem a viabilidade da suas empresas ameaçadas.

  • Os CEOs percebem enormes ineficiências numa série de atividades rotineiras das suas empresas – desde reuniões de tomada de decisão a e-mails – considerando cerca de 40% do tempo gasto nestas tarefas como ineficiente. A IA generativa, que cerca de 60% dos CEO esperam criar benefícios de eficiência, poderia ajudar a aliviar alguns encargos rotineiros.

  • As correlações entre realocação, reinvenção e desempenho financeiro sugerem que uma realocação mais agressiva – até certo ponto – é necessária para se ter sucesso.


Clique na imagem abaixo para ver a edição principal (em inglês) da 27ª Pesquisa Anual Global com CEOs da PwC: Prosperando em uma era de reinvenção contínua.


Como você verá, inclui alguns conteúdos-bônus para ouvir, como:

  • Pense além da descarbonização para descobrir oportunidades, por Emma Cox, e

  • As economias locais da APAC continuarão a crescer, por Bob Moritz e Raymund Chao





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page