top of page

Projeto de lei no Brasil: "Armazenamento de dióxido de carbono em reservatórios geológicos" (CCS)

"Exploração da atividade de armazenamento permanente de dióxido de carbono de interesse público, em reservatórios geológicos ou temporários, e seu posterior reaproveitamento". Ou "Armazenamento de Carbono". Ou CCUS, Carbon Capture, Utilization & Storage. Ou CCS, Carbon Capture & Storage. Hoje concluímos a série falando sobre a PL 1425/2022, após comentarmos os projetos de lei no Brasil sobre "Energia Offshore", "Selo Nacional ASG" e o "Selo Investimento Verde".


Sobre CCS temos muita coisa no blog. Destaque para a matéria “Transformando CO2 em tesouro: primeira operação de captura e armazenamento da Sinopec China". Também lembrando que há menos de 1 mês tivemos o 1o. Congresso Brasileiro sobre o tema.


O assunto engaja e é bastante carregado em questões técnicas, ciêntificas, acadêmicas, espelhando os tempos atuais. Talvez uma nova Revolução Industrial, como até o Governo Japonês indicou. Uma disrupção tecnológica acelerada na indústria, enquanto nos serviços já é business as usual.


O interessante do projeto de lei é que atualmente temos regrada a extração de bens do subsolo, como água, petróleo, gás, minérios, mas não o caminho inverso: no caso, injetar o CO2 de volta ao subsolo, em reservatórios compatíveis e tecnicamente avaliados por engenheiros de minas e geólogos, onde deverá permanecer de forma permanente e monitorada. Por isso a demanda por um marco legal específico. E a determinação de outorgas para as atividades de armazenamento. Propõe-se inclusive que a ANP assuma também o papel de órgão regulador do armazenamento geológico de dióxido de carbono.


Com relação ao CCS, o entendimento é que o Brasil está atrasado, já havendo 25 projetos em operação ou desenvolvimento ao redor do mundo, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês), entre 2020 e 2021 mais de US$ 25 bilhões foram investidos em projetos CCS no mundo. Leia mais em matéria da EBPR.


A PL 1425/2022 está com a relatoria do Senado desde o último dia 12 de agosto.


Clique na imagem abaixo para acessá-la.



コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page