top of page

Pouca água no Canal do Panamá e no México. Incêndios florestais no Canadá.

Ontem postamos sobre a situação da água na Europa, sobre um estudo científico e sobre os governos lidando com sua escassez atual e futura.


Do outro lado do Atlântico, situações semelhantes relacionadas às estações secas.


Na América Central, a Autoridade do Canal do Panamá (ACP) foi obrigada a reduzir o tráfego marítimo devido à queda do nível das águas nos dois lagos artificiais Alajuela e Gatún que abastecem o Canal do Panamá. A água da chuva é a fonte das reservas, cerca de 200 milhões de litros de água para fluir por uma série de eclusas em níveis até o mar, para que cada navio passe. A escassez também provocou uma série de protestos. Especialistas alertam que isso pode causar conflitos de água entre o canal e as populações locais. De acordo com um artigo da Euronews , "cerca de seis por cento de todo o transporte marítimo global passa pelo canal, principalmente dos Estados Unidos, China e Japão."


No México, uma tentativa de semear nuvens para fazer chover, embora os cientistas não tenham certeza que isso funcione. A ideia por trás da semeadura de nuvens é dispersar partículas – geralmente iodeto de prata cristalino – nas nuvens. Como as partículas têm uma estrutura cristalina semelhante ao gelo, elas atraem gotículas de água para nuclear ao seu redor; eventualmente, as gotículas tornam-se pesadas o suficiente para cair como chuva ou neve. Mas não há consenso sobre isso. As organizações estão aconselhando "contra a implementação de projetos de semeadura de nuvens sem concluir esforços como análise de custo-benefício, verificação de efetividade da tecnologia em aumentar as chuvas e estudos para avaliar os impactos ambientais do iodeto de prata". Clique aqui para um artigo da Nature analisando a situação . O México está passando pela segunda pior seca em uma década, e os agricultores temem por suas colheitas e gado e pedem ao governo que ‘bombardeie’ as nuvens. O México também está discutindo mais investimentos na dessalinização da água e em sistemas de irrigação que economizam água.


E no Canadá, mais de 100 incêndios florestais ocorreram no início de maio, forçando a evacuação de dezenas de milhares de pessoas em Alberta e na Colúmbia Britânica. Os incêndios destruíram casas e produziram chaminés de fumaça atingindo altitudes de cerca de 12 quilômetros, segundo o Earth Observatory da NASA . O início de maio é tipicamente o início da temporada de incêndios florestais em Alberta, pois o derretimento da neve revela a vegetação morta que pode se tornar combustível para incêndios. Este ano, após uma primavera excepcionalmente quente e seca facilitou o início dos incêndios. Clique aqui para o news release emitido pelo governo de Alberta, Canadá. #água




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page