top of page

Pela primeira vez, leilão de imóveis rurais aceitará créditos de carbono como pagamento

O Banco do Brasil (BB) está realizando leilão de imóveis no qual, pela primeira vez, será possível pagá-los com créditos de carbono, parcial ou integralmente. São imóveis rurais nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Santa Catarina.


Leia aqui o que consta no edital do leilão público 2023/706544(7419) do BB, parte “Regramento dos Créditos de Carbono” (Anexo 08):


  1. Toda a aquisição será baseada nos padrões e termos reconhecidos pelo mercado regulado (MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e/ ou do mercado voluntário (VCS – Verified Carbon Standard, Gold Standard, GCC - Global Carbon Council, SocialCarbon Standard, CCBs – Climate, Community and Biodiversity Standard).

  2. Os créditos de carbono deverão estar cadastrados em plataforma pública como a VERRA (https://verra.org/), BC Carbon Registry (https://carbonregistry.gov.bc.ca), Markit Environmental (https://ihsmarkit.com), ou equivalente, que possa comprovar a origem, padrão de certificação e rastreabilidade das RCEs/RVEs, bem como a transferência dos créditos de carbono para o Banco do Brasil S/A.

  3. O Banco do Brasil atuará como detentor dos créditos de carbono adquiridos com fins de compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), próprias ou de clientes.


Além disso, o edital também define que valor máximo unitário de aceitabilidade dos títulos de certificado de crédito de carbono será de R$ 88,27 / tonelada de CO2eq. Clique aqui para matéria da Campo Grande News, com mais algumas informações interessantes e específica para uma propriedade que está sendo leiloada naquele estado.


Clique na imagem abaixo para o website do leiloeiro, link para a fazenda no Mato Grosso (426,00 ha). Inclui o Edital do Banco do Brasil e perguntas e respostas dos interessados. Obviamente, informações extremamente interessantes também:

  • outras metodologias não citadas . E algumas não aceitas

  • uso de safras antigas de créditos de carbono

  • janela temporal dos créditos que serão aceitos

  • créditos em nome de terceiros

  • Global Carbon Offsetes Report




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page