top of page

PDE 2031 Brasil: vocação energética por região, precificação de carbono e hidrogênio.

Hoje é sexta-feira, 12 de abril de 2024.


Brasil. O "2031 Plano Decenal de Expansão de Energia Elétrica" (PDE 2031), em sua mais recente edição, consta no portal do Ministério das Minas e Energia (MME).


O PDE 2031 indica as perspectivas da expansão do setor de energia para o período 2022 a 2031, resultado de uma ampla consulta pública e dentro de uma visão integrada para os diversos energéticos.


Durante a 30ª edição do Congresso e Mostra Internacionais de Mobilidade SAE BRASIL um dos painéis - O Desafio da Implementação de Infraestrutura para o Ingresso de Novas Fontes de Energia - deu destaque à vocação energética diferenciada para cada região brasileira, citando o PDE 2031. Informação interessante, resumida logo abaixo.


  • Centro-Oeste: Etanol, Biodiesel e Hidrelétricas

  • Norte: Biodiesel, Gás natural e Hidrelétricas

  • Nordeste: Gás natural, Eólica e Solar

  • Sudeste: Termelétrica, Etanol, Gás Natural e Hidrelétrica

  • Sul: Hidrelétrica, Biodiesel e Etanol


O PDE 2031 também trouxe novidades, como todo um capítulo sobre hidrogênio, além do box 10 - 5 sobre a precificação de carbono. Interessante ver a seguinte pergunta aparecer naquele box, página 319: O Brasil está preparado para entrar num mercado mundial de carbono?


Outros temas incluem Premissas Econômicas, Consumo de Energia, Geração Centralizada, Transmissão, Produção de Petróleo e Gás Natural, Fornecimento de Derivados, Gás Natural, Fornecimento de Biocombustíveis, Eficiência Energética e Recursos Energéticos Distribuídos, Análise Socioambiental e Consolidação de Resultados.


Clique abaixo para os relatórios, versões em português e inglês. Como o download é de abril de 2024, importante também acompanhar o portal do MME, pois o assunto fontes de energia anda muito dinâmico ultimamente.


🇧🇷🇵🇹

PDE 2031_RevisaoPosCP_rvFinal_v2
.pdf
Fazer download de PDF • 13.51MB


Como você verá, rodando um pouco para baixo no portal do MME há o "Painel de Consolidação do PDE 2031" em Microsoft Power BI, com seis cockpits onde pode-se interagir com os dados e escolher indicadores específicos. As mesmas informações também estão disponíveis no portal da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page