top of page

Onda de protecionismo verde? Para competir com os subsídios dos EUA, a Europa anuncia Net-Zero Act

Preocupado que as empresas europeias se mudem para os Estados Unidos (EUA), que estabeleceu um esquema de $ 369 bilhões para subsidiar a produção verde - a Inflation Reduction Act - a União Européia (EU) planeja seus próprios subsídios verdes.


Em 17 de janeiro passado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse a uma audiência em Davos que o bloco de 27 membros proporá uma Lei da Indústria Net-Zero para mobilizar o apoio da UE para as indústrias verdes. “Vamos analisar especialmente como simplificar e acelerar o licenciamento para novos locais de produção de tecnologia limpa”, disse ela. Reduzir a burocracia na Europa e intensificar os investimentos verdes. Os detalhes serão acertados em uma cúpula em 9 e 10 de fevereiro em Bruxelas.


Como os EUA oferecem créditos fiscais ao consumidor, bem como incentivos aos produtores americanos de produtos de tecnologia verde, espera-se que o novo compromisso da UE seja grande.


Não é segredo o desconforto na União Europeia, com relação a sua economia no futuro, uma vez que é contínuamente pressionada pelas práticas comerciais vindas de Washington e Pequim. Há algumas semanas já havia sinais de "preocupações" entre EUA e Europa, principalmente quando o francês Macron visitou Biden nos EUA. Veja aqui "Made in America vs. Buy European" da GZero ou "Made in Europe" da Reuters.


Segundo a americana CNBC, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, também disse que a Europa deveria aprender com os EUA quando se trata de apoiar suas indústrias verdes. Clique na imagem abaixo para ler os detalhes.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page