top of page

OCDE: Visão Geral de Indicadores Ambientais.

Hoje é terça-feira, 19 de dezembro de 2023.


Há algumas semanas, a OCDE publicou os mais recentes dados comparativos ​​de seus países sobre o meio ambiente, provenientes do OECD Core Set of Environmental Indicators / OCDE Indicadores Ambientais.


Este conjunto de indicadores é uma ferramenta para avaliar o desempenho ambiental nos países e para acompanhar a evolução do desenvolvimento sustentável.


O novo formato web para os Environment at a Glance Indicators fornece acesso on-line interativo e permite aos usuários analisar dados e gráficos, baixá-los e compartilhá-los, e consultar e baixar web-books temáticos.


Como verá, abrange temas como as alterações climáticas, a biodiversidade, os recursos hídricos, a qualidade do ar, a economia circular e os recursos oceânicos. Cada um destes tópicos é acompanhado por um breve relatório que apresenta um resumo das principais mensagens decorrentes dos indicadores.


Dê uma olhada em cada um desses links, seguido de citações do texto completo da OCDE.


Alterações Climáticas. “Ameaça os ecossistemas e a biodiversidade, afeta os recursos hídricos, os assentamentos humanos e a frequência e escala dos fenômenos meteorológicos extremos, com consequências significativas para a produção de alimentos, o bem-estar humano, as atividades socioeconômicas e a produção econômica.”.


Biodiversidade. “Elementos integrais do capital natural”.


Recursos hídricos. “Sua distribuição varia amplamente entre e dentro dos países”.


Qualidade do ar. “O principal risco ambiental para a saúde do mundo e uma das principais causas da degradação ambiental.”.


Economia circular. “O crescimento econômico implica geralmente uma procura crescente de matérias-primas, energia e outros recursos naturais, e quantidades crescentes de materiais que acabam como resíduos se não forem devidamente geridos”.


Recursos oceânicos. “Pode ser uma nova fronteira econômica, mas acima de tudo é um recurso global partilhado”.


E você também pode analisar 38 países individuais. Aqui estão alguns exemplos:


Australia. “É o sexto maior país do mundo e tem o terceiro maior território oceânico. É também o continente habitado mais seco... é dotado de uma grande variedade de recursos naturais.”.


Chile. “Uma economia pequena, aberta e orientada para a exportação, com recursos minerais abundantes... tem recursos hídricos abundantes, fazendo da energia hidroelétrica dos rios andinos o seu principal recurso energético. No entanto, os recursos hídricos não estão distribuídos de forma homogênea pelo país”.


Alemanha. "Um dos maiores exportadores mundiais de bens... o governo concordou em reabrir temporariamente algumas de suas usinas de carvão e óleo. A Alemanha depende fortemente da importação de outras matérias-primas."


Japão. "Uma das maiores economias do mundo e um dos países mais densamente povoados... depende fortemente de combustíveis fósseis importados, em particular desde o acidente de Fukushima em 2011, que levou à suspensão total das usinas de energia nuclear."


México. “Entre as maiores e mais populosas economias da OCDE… dotada de recursos energéticos abundantes, tanto fósseis como renováveis, e ainda é um exportador líquido de petróleo bruto”.


Países Baixos. “Um país pequeno e densamente povoado com uma economia muito aberta... um grande produtor de gás natural, bem como um centro de comércio e trânsito de petróleo, gás, eletricidade e carvão”.


Estados Unidos. "A maior economia do mundo baseada no produto interno bruto (PIB) nominal e tem um dos maiores PIB per capita do mundo... o maior produtor mundial de petróleo e gás e transformou-o num exportador líquido de energia".


Clique na imagem abaixo para o portal da OCDE Environment at a Glance Indicators.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page