top of page

OCDE: A participação das emissões cobertas pelos preços do carbono está aumentando

Como parte dos esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), os países aumentaram o uso da precificação do carbono por meio de impostos ou sistemas de comércio de emissões, com um aumento significativo em 2021 tanto para países quanto setores.


Um novo relatório da OCDE entitulado "Pricing Greenhouse Gas Emissions: Turning Climate Targets into Climate Action" conclui que mais de 40% das emissões de GEE foram cobertas por preços de carbono em 2021, acima dos 32% em 2018, com preços médios de carbono mais altos para 47 dos 71 países estudados. Os preços explícitos médios do carbono dos impostos sobre o carbono e do comércio de emissões mais que dobraram durante o período, chegando a 4 euros por tonelada equivalente de CO2.


A precificação do carbono fornece incentivos para pessoas e empresas reduzirem o uso de energia intensiva em carbono e mudarem para combustíveis mais limpos, ao mesmo tempo em que mobilizam receitas para os governos. Outros instrumentos políticos que podem acelerar a mudança para o net zero incluem regulamentação, incentivos fiscais e subsídios para tecnologias limpas. A maioria dos países empregam uma variedade de políticas e abordagens como parte de suas estratégias de mitigação climática.


Os preços do carbono registrados no relatório levam em conta os sistemas de comércio de emissões, impostos sobre o carbono, impostos especiais sobre o consumo de combustíveis e subsídios aos combustíveis fósseis, o que significa que eles são apenas uma medida parcial das políticas de mitigação do clima empregadas pelos governos. Um dos objetivos do "Fórum Inclusivo sobre Abordagens de Mitigação de Carbono" (clique para saber mais "OECD Secretary-General Report to G20 Leaders on the Establishment of the Inclusive Forum on Carbon Mitigation Approaches" Indonésia, novembro de 2022) é desenvolver ferramentas para melhorar a medição e a comparabilidade desses instrumentos políticos, de uma forma mais ampla.


Clique aqui para um breve vídeo de 2 minutos e na imagem abaixo para ver o relatório completo da OCDE, publicado em 3 de novembro de 2022. O relatório inclui as seguintes partes:

  • Prefácio

  • Sumário executivo

  • Construção de um levantamento sistemático e mapeamento de políticas de mitigação

  • Precificação das emissões de gases de efeito estufa: o que mudou? O que precisa mudar?

  • Impostos e subsídios sobre o uso de energia



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page