top of page

O primeiro gasoduto de hidrogênio de longa distância da China

A China Petroleum & Chemical Corporation (Sinopec) anunciou a construção de um gasoduto de 400 km conectando Ulanqab na Mongólia Interior com a capital Pequim. Em sua primeira fase, movimentará cerca de 100.000 toneladas de hidrogênio por ano, com potencial para aumentar para 500.000 toneladas no longo prazo. Portos serão construídos ao longo do gasoduto para permitir o acesso a novas fontes potenciais de hidrogênio. Este gasoduto foi incluído pela China's National Energy Administration em março passado em seu Plano 2023-2025 para acelerar a integração do desenvolvimento de petróleo e gás natural com energia renovável.


Como você deve se lembrar, a Sinopec também atua na captura e armazenamento de carbono. "Transformando CO2 em tesouro: primeira operação de captura e armazenamento da Sinopec China".


De volta ao hidrogênio, no início deste ano, a Sinopec anunciou o Projeto de Hidrogênio Verde Eólico-Solar Erdos da Mongólia Interior. Com os ricos recursos de energia solar e eólica da região, projeta atingir uma capacidade de produção anual de 30.000 toneladas de hidrogênio verde e 240.000 toneladas de oxigênio verde, que serão usadas para as iniciativas de redução de carbono associadas ao projeto piloto de processamento intensivo de carvão ZTHC Energy.


A Sinopec também está trabalhando na integração dos postos de abastecimento. Em fevereiro passado, lançou oficialmente o primeiro posto de hidrogênio e metanol -a-hidrogênio da China, em Dalian. De acordo com o comunicado de imprensa uma melhoria no modelo anterior, que agora passa a oferecer todos serviços de abastacimento: gasolina, diesel, gás, hidrogênio e eletricidade. Num complexo integrado, com capacidade de produção de 1.000 quilos de hidrogênio / dia, com 99,999% de pureza.


Hoje, a China tem apenas 100 km de gasodutos de hidrogênio em operação, segundo a Agência Internacional de Energia, enquanto os Estados Unidos têm 2.600 km e a Europa 2.000 km.

A Europa está avançando rapidamente. Relembre o gasoduto ​​"Projeto H2MED: pipeline de hidrogênio entre Espanha e França será concluído até 2030" que pretende conectar Barcelona a Marselha, e a partir daí distribuir hidrogênio verde produzido a partir de fontes renováveis ​​na Península Ibérica e no Norte de África, com todo o seu potencial ("O extraordinário potencial de hidrogênio verde da África")


Clique na imagem (Baker Institute + China Hydrogen Bulletin) abaixo para o artigo (em inglês) da Xinhua. #china

#hydrogen

#energytransition

#hydrogenmarkets





 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page